AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA AGP GUINÉE/SOUTIEN AUX MÉDIAS : LE MINISTRE FANA SOUMAH REÇOIT UNE DÉLÉGATION DU HAUT-COMMISSARIAT DES NATIONS UNIES AUX DROITS DE L’HOMME AGP GUINÉE : L’OMVG FAIT LE POINT SUR LES PROJETS D’INTERCONNEXION ET D’ÉLECTRIFICATION RURALE AU PREMIER MINISTRE AGP GUINEE/ IMMIGRATION : SEPT JEUNES D’UNE MÊME FAMILLE PORTÉS DISPARUS EN LIBYE ACI Congo/Société: Trois membres du gouvernement déposent leurs déclarations de conflits d’intérêts

Cabo Verde vai alterar leis sobre crimes de lavagem de capitais, terrorismo e proliferação de armas


  8 Novembre      31        Politique (25313),

 

Cidade da Praia, 08Nov (Inforpress) – O Governo vai levar ao parlamento propostas de alterações relacionadas as medidas destinadas a prevenir e reprimir o crime de lavagem de capitais, a prevenção contra o terrorismo e o seu financiamento, bem como a proliferação de armas.
A informação foi avançada hoje pela ministra da Justiça, Joana Rosa, em conferência de imprensa, para balanço do Conselho de Ministros realizado na sexta-feira, 04 de Novembro.
Segundo justificou a ministra, Cabo Verde enquanto membro do Grupo Intergovernamental de Acção contra Lavagem de Capitais e contra o Terrorismo tem vindo a receber apoio contínuo do GIABA, bem como dos seus parceiros de desenvolvimento referente a conformidade técnica com as melhores recomendações do ponto de vista internacional.
“Por esta razão, estas duas iniciativas terão que ser aprovadas em sede do parlamento e vamos reforçar e cumprir as 40 recomendações do Grupo de Acção Financeira (Gafi) em relação à não conformidade técnica do País referentes a várias matérias”, esclareceu.
Na ocasião, lembrou que Cabo Verde foi avaliado em 2017, tendo conhecido os resultados em 2019, daí ter defendido a necessidade de o país caminhar para a convergência técnica do ponto de vista de alinhamento com as boas práticas internacionais em matéria de lavagem de capitais e de financiamento ao terrorismo.
“Desde logo, o acompanhamento que o País deva dar as instituições não financeiras, isto porque a prática internacional recomenda que essas instituições também sejam avaliadas, monitoradas e acompanhadas de certa forma, para que se possa garantir o não desvio do seu objecto social e da finalidade também a que se está subjacente a sua criação”, explicou.
Para além das entidades não financeiras está-se também a permitir que as seguradoras possam cumprir as regras em relação a lavagem de capitais e ao financiamento ao terrorismo.
“E desta forma está-se a falar de prémios de seguros, está-se a dizer que havendo um prémio de seguro que exceda um montante de 110 mil escudos e também que exceda os 220 mil (…), que deva haver algum controlo das seguradoras por forma a não permitir que essas entidades possam ser utilizadas também para a lavagem de capitais e para o financiamento ao terrorismo.
Segundo afiançou a governante, Cabo Verde tem risco mínimo nestas matérias, mas afirmou que há que trabalhar sempre na prevenção para a salvaguarda daquilo que é a integridade e a segurança do País, quer seja por via aérea quer por via marítima.
Para Joana Rosa, com estas propostas de lei a serem apresentadas ao parlamento está-se a permitir que essas instituições não financeiras possam ser monitoradas, possam ter as contas apresentadas em dia, e a própria unidade de informação financeira fazer esse acompanhamento.
Paralelamente a essas duas iniciativas, o Conselho de Ministros debruçou-se ainda sobre a proposta de alteração ao código civil, ao código do notariado e ao código do registo predial.

Dans la même catégorie