AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Africa Santé Expo 2021, du 20 au 21 mai à Abidjan AIP Point de la situation de la COVID-19 au 21/01/2021 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Signature d’un partenariat entre le centre Jubilée de Korhogo et un organisme allemand pour la prise en charge des malades mentaux AIP Côte d’Ivoire-AIP/ La mine d’or d’Ity mène plusieurs actions au bénéfice des populations de Zouan-Hounien APS LIGUE 1 : TEUNGUETH FC ET JARAAF, LES FAVORIS AU TITRE, SELON BADARA SARR MAP Bénin : 56 millions $ de l’UE pour la riposte anti-covid-19 MAP Gabon : Campagne nationale de sensibilisation sur les effets néfastes du tabagisme MAP Côte d’Ivoire : Retard de livraison des vaccins Pfizer GNA COVID-19: Seven new cases recorded in 24 hours in Hohoe GNA Senior Staff of Ghanaian Universities begin indefinite strike

Cabo-verdiano Joseph Martial Ribeiro nomeado vice-director-geral do BAD para África Ocidental


  11 Janvier      11        Economie (10831),

   

Cidade da Praia, 11 Jan (Inforpress) – O cabo-verdiano Joseph Martial Ribeiro foi nomeado novo vice-director-geral do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para a região da África Ocidental, pelo presidente daquela Instituição, no âmbito da substituição dos directores regionais.
O anúncio, feito pelo presidente e divulgado no site do BAD, realça que a mudança dos líderes dos escritórios regionais é a primeira grande reforma desde que Akinwumi Adesina foi reeleito presidente do banco, no final do ano passado, com unanimidade por parte dos accionistas.
Estas nomeações servem, segundo o BAD, para preparar o envolvimento do banco na recuperação das economias africanas pós pandemia.
“O Joseph tem conseguido, com sucesso, representar o banco em três países lusófonos, para além de ser um profissional realizado com grande experiência política e capacidade de gestão”, disse Adesina, para quem a experiência e o conhecimento dos projectos de desenvolvimento público-privados, no terreno, por parte do cabo-verdiano vão contribuir enormemente para o sucesso das operações do Banco na África Ocidental”.
Em declarações ao site do BAD, Joseph Martial Ribeiro manifestou-se “muito honrado” com a confiança que o Presidente Adesina depositou na sua pessoa através da nomeação que considerou de prestígio e à qual promete assumir com “responsabilidade”.
Joseph Ribeiro foi até agora o representante residente do BAD em Angola, acumulando também as funções de elo de ligação com São Tomé e Príncipe.
Antes de ingressar no maior banco multilateral africano em 2000, Joseph Ribeiro tinha trabalhado como consultor de engenharia, mas nos últimos 20 anos no BAD e já foi responsável por Angola, entre 2009 e 2011, ano em que passou para Moçambique até 2017, tendo então voltado a Angola, em acumulação com São Tome e Príncipe.
A promoção de Joseph Ribeiro surge no contexto da renovação dos directores regionais, um dos primeiros passos tomados por Akinwumi Adesina depois da reeleição e que serve de preparação para a recuperação económica pós pandemia de covid-19.
Para a região central de África foi escolhido Serge N’Guessan, para a África Oriental foi nomeada Nnenna Lily Nwabufo, e Malinne Blomberg ficará responsável pela região norte, enquanto para a África Austral a escolha recaiu sobre Leïla Farah Mokadem.

Dans la même catégorie