AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Câmara da Praia assina protocolo de financiamento com 42 associações comunitárias


  16 Décembre      44        Politique (25166),

 

Cidade da Praia, 16 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia assinou esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, um protocolo de financiamento no valor de 500 mil escudos com 42 associações comunitárias, para que estas possam dar nova dinâmica à comunidade onde estão inseridas.
O evento, que acontece no âmbito do 1º Edital do Programa de Financiamento das Associações Comunitárias, foi considerado pelo presidente da Câmara da Praia, Francisco Carvalho, como o início de uma “nova fase” entre a autarquia e as associações comunitárias.
“Para nós, um dos aspectos mais importante deste evento é a questão de confiança, pois sabemos a ideia existente quanto aos movimentos associativos e a noção que estes têm dos políticos, pelo que queremos marcar diferenças neste aspecto”, disse.
Neste sentido, lembrou que a câmara avaliou para este programa 44 candidaturas, mas que apenas 42 foram admitidas, já que duas outras foram anuladas, por não cumprirem os requisitos.
Neste processo, Francisco Carvalho alertou as associações que após a disponibilização da primeira tranche do valor 500.00$00 (quinhentos mil escudos) terão de apresentar um relatório para que possam receber a segunda parte do financiamento.
Com este processo, a Câmara Municipal garante ainda uma gratificação a dois jovens voluntários, por um período de doze meses, criando condições mínimas para que as associações funcionem, implementem os seus planos de actividades e respondam às exigências de seguimento e avaliação.
Em declarações à Inforpress, o representante da Associação de Moradores de Santaninha, o primeiro a rubricar o protocolo, manifestou a sua gratidão para com o programa que irá ajudar o grupo a desenvolver actividades para ocupar jovens da comunidade.
“As nossas actividades estão voltadas para jovens, com aulas de desporto, assim como outras para mulheres e jovens da zona”, disse Alison Cardoso, que avança ainda que o projecto da associação contempla formação profissional a três jovens, ex-reclusos, que querem mudar o rumo das suas vidas.
Já para a representante do Movimento Jovens pela Paz, Tíana Silva, o financiamento irá servir para dar corpo ao projecto “Praia Mesti Paz”, com actividades e iniciativas que visam promover a paz na Cidade da Praia.
“O nosso público-alvo serão as crianças e adolescentes, pois, queremos com isto trabalhar na prevenção, pelo que vamos abrir a escola da paz, um espaço onde as crianças irão aos fins-de-semana para aprender a promover e a cultivar a paz”, concluiu.
O Iº Edital do Programa de Financiamento das Associações Comunitárias é tido como um instrumento que visa incentivar, valorizar e fomentar o associativismo comunitário.

Dans la même catégorie