AGP Guinée : ‘’Littérature et Sports’’ thème de la 16ème édition des 72h du livre AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle

Câmara do Turismo preocupada com a questão da segurança sanitária no País


  19 Janvier      36        Economie (20972),

 

Espargos, 19 Jan. (Inforpress) – O presidente da Câmara do Turismo de Cabo Verde, Gualberto do Rosário, manifesta-se preocupado com a questão da segurança sanitária no País, asseverando que os problemas a esse nível são anteriores à pandemia da covid-19.

Gualberto do Rosário fez essas declarações durante um encontro com os empresários locais, num dos hotéis da cidade turística de Santa Maria, com a presença do vice-primeiro-ministro e ministros das Finanças, Olavo Correia.

“Preocupamos a questão da confiança sanitária. A covid-19 só colocou acuidade no problema, mostrou que, de facto, é importante…apanhou-nos desprevenidos. Mas os problemas de segurança sanitária, e sobretudo para o turismo, existem, são muitos, e não se circunscrevem apenas à covid”, reiterou.

Fazendo essa leitura, questiona se os nossos hospitais e os sistemas de saúde, os bombeiros, estão preparados para fazer face, por exemplo, a uma importação de ébola, se há equipamento adequado e havido formação específica nestas matérias, se há viaturas para emergências médico-sanitárias, entre outras preocupações.

Gualberto do Rosários diz que a Câmara do Turismo, enquanto parceiro social, “sempre esteve e continuará disponível” para dialogar com o Governo nesta e noutras matérias.

“Nesta reflexão, a questão das emergências sanitárias e da confiança sanitária, é um tema da maior importância”, referiu, acautelando que enquanto não se estabelecer a confiança sanitária, mais concretamente na ilha do Sal, que inclui “necessariamente” a vacina, não “vai haver turismo”.

“Dentro de pouco tempo, a Europa, que é o nosso centro emissor, estará vacinada. Uma vez a Europa vacinada vão exigir que o País de destino responda à vacinação, e vão exigir que o transporte exija também a vacina”, prognosticou, ponderando que quando isto acontecer se o País não tiver a população vacinada não vai ter turismo nem a população vai conseguir viajar de Cabo Verde.

“Para nós, é uma prioridade, é quase emergencial dizer que temos que vacinar a nossa população”, advertiu, acolhendo com satisfação a informação do vice-primeiro-ministro de que está-se a preparar um plano de vacinação, o qual deverá ser executado num “curto espaço de tempo”.

Admitindo que muita coisa tem sido feita, sobretudo no domínio da saúde, Gualberto do Rosário diz que é preciso continuar a aprofundar o “trabalho de casa” que envolve, conforme acrescentou, “muitas outras dimensões”.

SC/JMV

Dans la même catégorie