Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante AIB Endeavour Mining apporte 30 millions FCFA pour l’organisation de la SNC 2024 AIB Bobo-Dioulasso: 3 577 mendiants retirés de la rue bénéficient d’une formation de réinsertion ANP L’Ambassade de Chine au Niger lance un Concours “ LA CHINE À MES YEUX ” pour tous les vidéastes nigériens passionnés des vidéos courts métrages ! MAP Côte d’Ivoire: réduction de 50 % de la mortalité liée au paludisme APS SENEGAL-SECURITE-NOMINATIONS / Gendarmerie nationale : le général de division Martin Faye remplace Moussa Fall APS SENEGAL-GAMBIE-COMMERCE / Les douanes gambiennes renoncent à la hausse des droits prélevés sur le ciment sénégalais

Câmara Municipal de São Domingos quer transformar sector das pescas em cooperativa


  27 Janvier      39        Economie (20987),

 

Cidade da Praia, 27 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Domingos afirmou hoje que sua equipa vai dar “uma atenção especial” ao sector das pescas, transformando-a em cooperativa, visando melhorar essa actividade de rendimento e “alavancar as potencialidades” do concelho.
Isaías Varela, que falava à imprensa à margem da sessão ordinária da Assembleia Municipal, que decorre hoje, na localidade de Milho Branco, assegurou que essa medida consta do plano de actividade e do orçamento de gestão, orçado em 447.472.286 escudos.
Para tal, adiantou que para o Dia Nacional dos Pescadores, celebrado a 05 de Fevereiro, a autarquia promove uma formação para os pescadores no sentido de os empoderar para que no futuro possam organizar-se em cooperativa.
A ideia, segundo o autarca, é dar respostas às necessidades do município, mas também “alavancar algumas potencialidades” no concelho de São Domingos.
“Iremos apostar forte na infra-estruturação, começando pela zona de Praia Baixo criando vias de acesso a estradas, requalificação urbana na localidade de Rui Vaz para criar condições para geração de rendimento e zona industrial de Ribeirão Chiqueiro será contemplada com arruamentos, electrificação e acesso a água num quadro de parceria com a Electra, ADS e outros parceiros”, referiu.
Segundo avançou, a câmara dispõe de programas de apoio as famílias com reabilitação de casa, acesso ao rendimento, oferta de cesta básica e formação profissional para empoderar os jovens.
Outro aspecto que a autarquia pretende dar “uma atenção especial” é a pandemia da covid-19, que, segundo o presidente, é uma preocupação mundial e que não podem fugir a esta realidade.
“Iremos trabalhar com as autoridades sanitárias e a Policia Nacional a nível da nossa instituição, mas também da sociedade em geral com acções de sensibilização para o uso de mascaras e distanciamento social para evitar a proliferação da doença”, apontou.
Afirmou que a câmara vai continuar a apoiar os sectores do desporto, e da cultura, mas sublinhou que essas áreas têm contado com o apoio de vários parceiros.
Por outro lado, o líder da bancada municipal do Movimento para a Democracia (MpD, oposição), Admilson Moniz, mostrou-se disponível e aberto para dar sugestões e contribuições para o bem do município e melhorar as condições de vida das pessoas.
Sendo São Domingos um município que vive sobretudo da agricultura, considerou que o montante disponibilizado para aquisição de troféus para prática do desporto é muito superior à verba canalizada para o turismo, pescas e agricultura.
Ulisses Borges, líder da bancada do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, poder), por seu lado, mostrou-se confiante que os instrumentos de gestão da autarquia irão proporcionar “dias melhores” à população, já que prioriza o eixo das infra-estruturas, género, ambiente e juventude, boa governação e coesão social, que “são fundamentais” para o desenvolvimento de São Domingos.
Orçado em 447.472.286 escudos, 45 por cento (%), correspondentes a 201.113.088 escudos, são destinados às despesas concorrentes, e 55%, equivalente a 246.359.198 escudos, destinam-se aos investimentos.

Dans la même catégorie