MAP Sahara marocain: le SG de l’ONU réaffirme la centralité du processus politique onusien APS COVID-19 : DEUX DÉCÈS ET 163 NOUVELLES INFECTIONS ANP Tahoua : L’INS sensibilise les opérateurs économiques de la région sur le recensement général des entreprises (ReGEN 2022) AIP Un opérateur minier fait don d’un bâtiment de trois classes à l’EPP Yao-Amoinkro AIP 2,6 milliards de personnes affectées à travers le monde par des repas cuits aux combustibles polluants (OMS) APS DANS LA RÉGION DE DIOURBEL, 189 LISTES PRENNENT PART AUX ÉLECTIONS LOCALES APS A KAOLACK, L’ADMINISTRATION EST FIN PRÊTE POUR L’ORGANISATION DU VOTE (GOUVERNEUR) APS A FOUNDIOUGNE, 71 % DES CARTES D’ÉLECTEUR ONT ÉTÉ DISTRIBUÉES (PRÉFET) APS MBOUR : 329.513 ÉLECTEURS INSCRITS APS TAMBACOUNDA : 264.759 ÉLECTEURS ATTENDUS AUX URNES

Candidatos a liderança do PRS dados como derrotados prometem reações


  14 Janvier      26        Politique (20008),

   

Bissau, 14 Jan 22 (ANG) – A promessa de reação dos candidatos à presidência do Partido da Renovação Social(PRS) derrotados à luz dos resultados divulgados, em dois momentos, pela comissão eleitoral continua por cumprir.
Ainda esta sexta-feira, nenhum dos sete candidatos se disponibilizou a declarar à ANG se concorda ou não com os resultados apresentados, quinta-feira, pela comissão eleitoral criada para o efeito.
Na sua primeira comunicação, a referida comissão divulgou resultados que indicavam que o declarado vencedor Alberto Nambeia obteve 404 votos contra 110 do segundo mais votado, Mário Siano Fambé.

Após confirmação de que os 404 votos não seriam suficientes para se honrar o artigo terceiro do estatutos do partido,segundo o qual o presidente do partido só é eleito se obtiver 50 % +1 voto dos 806 delegados votantes, a comissão eleitoral reapareceu e anunciou que os votos de Nambeia já não seriam 404 mas sim 405 e que os delegados seriam agora 807.

Apesar de insistência por parte da repórter da ANG, o presidente da comissão eleitoral, Carlos Biague não aceitou esclarecer a origem do voto adicional.

Os candidatos declarados como derrotados igualmente não prestaram declarações à imprensa em jeito de reação aos resultados divulgados e prometem fazê-lo mais tarde.

Entretanto nas redes sociais, passam notícias de que Mário Sambé, 2º mais votado, não terá concordado com os resultados e que preparou uma carta de protestos, que entretanto não foi apresentado à comissão eleitoral, com alegações de que Nambeia não terá obtido os 50%+1 determinado pelos estatutos para a eleição de presidente do partido.

A referida carta terá sido dirigida ao Presidente Interino do PRS, Nicolau dos Santos por Tibna Sambe na Uana, mandatário de Mário Sambé.

Prevê-se que o congresso seja encerrado esta sexta-feira, ao que tudo indica com a confirmação da reeleição de Alberto Mbunhe Nambeia como presidente do partido, para um mandato de quatro anos. Em estado doentio e em tratamento no exterior, Nambeia veio, “exclusivamente”, para participar do congresso.

Ainda na quinta-feira os delegados ao VI congresso do PRS procederam a indigitação dos elementos que irão formar o Conselho de Jurisdição com sete membros efetivos e A Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira igualmente com sete membros.

O PRS completa esta sexta-feira, 30 anos da sua fundação.

Dans la même catégorie