APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Candidatos a liderança do PRS dados como derrotados prometem reações


  14 Janvier      67        Politique (25317),

 

Bissau, 14 Jan 22 (ANG) – A promessa de reação dos candidatos à presidência do Partido da Renovação Social(PRS) derrotados à luz dos resultados divulgados, em dois momentos, pela comissão eleitoral continua por cumprir.
Ainda esta sexta-feira, nenhum dos sete candidatos se disponibilizou a declarar à ANG se concorda ou não com os resultados apresentados, quinta-feira, pela comissão eleitoral criada para o efeito.
Na sua primeira comunicação, a referida comissão divulgou resultados que indicavam que o declarado vencedor Alberto Nambeia obteve 404 votos contra 110 do segundo mais votado, Mário Siano Fambé.

Após confirmação de que os 404 votos não seriam suficientes para se honrar o artigo terceiro do estatutos do partido,segundo o qual o presidente do partido só é eleito se obtiver 50 % +1 voto dos 806 delegados votantes, a comissão eleitoral reapareceu e anunciou que os votos de Nambeia já não seriam 404 mas sim 405 e que os delegados seriam agora 807.

Apesar de insistência por parte da repórter da ANG, o presidente da comissão eleitoral, Carlos Biague não aceitou esclarecer a origem do voto adicional.

Os candidatos declarados como derrotados igualmente não prestaram declarações à imprensa em jeito de reação aos resultados divulgados e prometem fazê-lo mais tarde.

Entretanto nas redes sociais, passam notícias de que Mário Sambé, 2º mais votado, não terá concordado com os resultados e que preparou uma carta de protestos, que entretanto não foi apresentado à comissão eleitoral, com alegações de que Nambeia não terá obtido os 50%+1 determinado pelos estatutos para a eleição de presidente do partido.

A referida carta terá sido dirigida ao Presidente Interino do PRS, Nicolau dos Santos por Tibna Sambe na Uana, mandatário de Mário Sambé.

Prevê-se que o congresso seja encerrado esta sexta-feira, ao que tudo indica com a confirmação da reeleição de Alberto Mbunhe Nambeia como presidente do partido, para um mandato de quatro anos. Em estado doentio e em tratamento no exterior, Nambeia veio, “exclusivamente”, para participar do congresso.

Ainda na quinta-feira os delegados ao VI congresso do PRS procederam a indigitação dos elementos que irão formar o Conselho de Jurisdição com sete membros efetivos e A Comissão Nacional de Fiscalização Económica e Financeira igualmente com sete membros.

O PRS completa esta sexta-feira, 30 anos da sua fundação.

Dans la même catégorie