AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Caso Marciano Indi/Dirigente de APU-PDGB nega ligações étnicas ao ratpo


  26 Mai      49        Politique (25166),

 

Bissau,26 Mai 20(ANG) – O quarto vice-presidente da Assembleia do Povo Unido, Partido Democrático da Guiné-Bissau(APU-PDGB), Batista Té desmentiu informações que circulam nas redes sociais,segundo as quais o rapto do deputado e líder da bancada parlamentar dessa formação política está relacionada com a vingança de um grupo étnico do país.
“Está a ser veiculada nas redes sociais informações de que nós da etnia papel estamos a preparar uma guerra contra os balantas em retaliação ao rapto e espancamento do deputado Marciano Indi, por um grupo de homens com uniforme no passado dia 22 do corrente mês. Isso é uma pura mentira”, disse Batista Té, em conferência de imprensa realizada, segunda-feira, na sua residência, em Bissau.

Té pede aos autores das referidas informações para porrem um ponto final nas seus actos e afirma que o conflito étnico entre os Papeis e Balantas nunca irá acontecer na Guiné-Bissau.

“A título de exemplo eu Batista Té e os meus irmãos somos da etnia papel e oriundos de uma família com fortes ligações com a etnia balanta. Durante toda a minha vida só casei uma mulher e por conseguinte é da etnia balanta e temos seis filhos. Os meus dois irmãos têm esposas igualmente da etnia balanta”, esclareceu.

O dirigente da APU-PDGB instou as pessoas à evitarem o que diz ser “ intrigas e calunias” na Guiné-Bissau, salientando que não apenas os papeis podem ser usados como “palitos de fósforos” para incendiar a paz no país.

“ A questão do rapto do deputado Marciano Indi tem a ver com questões políticas e devem ser tratadas no fórum politico, para que ninguém venha a lançar boatos para confundir a opinião pública”, disse, acrescentando que chegará o dia em que o próprio Marciano Indi irá falar para esclarecer tudo o que está por detrás do seu rapto.

Batista Té disse contudo que o acto do espancamento do deputado Marciano Indi é condenável a todos os níveis, num Estado democrático como a Guiné-Bissau, tendo agradecido à todos os que se solidarizaram e contribuíram na defesa da integridade física do político.

“O que posso dizer neste momento é apenas obrigado â Deus e à todas as pessoas implicadas na salvação da morte de Marciano Indi e que se isso aconteceria seria uma situação imprevisível no país”, sublinhou.

O dirigente de APU-PDGB afirmou que a dimensão do deputado Marciano Indi ultrapassou a um grupo étnico porque ele não foi votado apenas por um etnia. À titulo de exemplo elogiou as reacções populares de todos os cidadãos no momento em que o rapto foi denunciado porque “entenderam que ele é o deputado da nação”.

O rapto, por algum tempo, do deputado Indi ocorreu no dia 22 de Maio, e ainda permanece um caso por se esclarecer melhor.

Dans la même catégorie