AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cavalos da prova de hipismo agrupados em seis séries – vencedores apuram-se para a final


  27 Avril      55        Sport (12592),

 

São Filipe, 27 Abr (Inforpress) – Os 15 cavalos inscritos para a prova de hipismo das tradicionais festividades do Dia do Município e da bandeira de São Filipe disputam hoje a passagem para a fase final da prova.
Os cavalos foram agrupados em seis séries, sendo três com três cavalos cada e outras três com dois cavalos, segundo o sorteio realizado na noite de terça-feira, 26, com a presença dos proprietários e dos membros da comissão da prova.
A primeira série é formada pelos cavalos “Vulcão”, do proprietário Cloves Teixeira (Fogo), e “Furacão”, do proprietário Ivandro Rodrigues (Santo Antão), a segunda pelos cavalos “Airley”, do proprietário Arlindo Lopes (Fogo), e “América Dreams”, de Cloves Teixeira (Fogo).
A terceira série é constituída pelos cavalos “Fogo”, de Manuel Gomes (Fogo), “Foguete”, de Norberto Araújo (Fogo), e” Alderman”, de Erick Silva (Santo Antão), a quarta pelos cavalos “Nimocis” e “Criston”, ambos do proprietário Salomão Amado (Fogo), e “Império”, de António Lopes (Fogo).
A quinta série é formada pelos cavalos “Brazão”, de Clayton Alves (Fogo), e “Raya”, de um proprietário da ilha de Santiago, e a sexta e última série constituída pelos cavalos “Armando Cunha”, de Raul Fernandes (Fogo), “Príncipe do Fogo” e “Badia”, ambos de Salomão Amado (Fogo).
Os vencedores de cada série apuram-se para a fase final que se realiza no próximo dia 29, no hipódromo de São Filipe, sendo que o primeiro classificado deste ano terá um prémio no valor de 500 contos.
Além da primeira fase da corrida de cavalos, da programação para hoje, destaca-se o início de pilão, que sinaliza o arranque das actividades tradicionais da bandeira de São Filipe, na Casa das Bandeiras, a abertura da feira dos produtos “made in Fogo, que conta com 26 expositores de entre agricultores, artesãos, instituições/empresas , na Cruz dos Passos, e abertura de exposição de pintura dos artistas plásticos locais, nomeadamente Djúdjé, Zelito e Paulo Pina, na Casa das Bandeiras.
Destaca-se ainda a assinatura do protocolo entre a câmara de São Filipe e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (sul de São Filipe), residente nos Estados Unidos da América, visando a colocação de relva sintética no campo de futebol local e o lançamento oficial da II edição do prémio “Garantia Comunidade”.
A assinatura do protocolo entre a câmara e a Associação dos Naturais e Amigos de Saltos (ANAS) culmina com a atribuição de um donativo de 10 mil dólares para apoiar na reabilitação e colocação da relva no campo de Saltos.
Hoje, a CVMóvel organiza, no quadro das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe, um workshop sobre “Liderança no desporto”, destinado aos dirigentes e desportistas da ilha, cujo objectivo é “partilhar histórias, experiências e conhecimentos” com os desportistas, num evento que conta com a presença do treinador de futebol e antigo seleccionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes.
“Comunicação assertiva, gestão de equipa, liderança no desporto e espírito de equipa” são os temas que se pretende debater durante o workshop.

Dans la même catégorie