AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

CEDEAO: Cabo Verde compromete-se a instalar Centro Nacional de Alerta Precoce no início de 2023


  8 Décembre      12        sécurité (492),

 

Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) – Cabo Verde comprometeu-se a instalar no início de 2023 o Centro Nacional de Alerta Precoce com ligação a várias outras valências relativas à segurança humana e numa resposta à situação de insegurança que se vive na sub-região africana.

Esta garantia foi dada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, em conferência de imprensa, na manhã de hoje, para o balanço da participação de Cabo Verde na 49ª sessão ordinária do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, que aconteceu em 30 de Novembro em Abuja (Nigéria).

Na reunião, em que foi analisado o relatório da 37ª reunião a nível de embaixadores, bem como uma série de memorandos aprovados por representantes dos Estados membros acreditados juntos da CEDEAO, fez-se também presente o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha,que assumiu a instalação do Centro Nacional de Alerta Precoce por parte de Cabo Verde.

“Neste encontro, para além das questões que tem a ver com a paz e segurança, questões fulcrais para nossa sub-região, lembrando que três dos países estão em situação de Golpe de Estado, analisamos o andamento da criação e instalação de centros nacionais de alerta precoce dando, também, foco à situação humanitária a nível a sub-região devido à segurança”, disse Rui Figueiredo.

Ainda de acordo com o governante, a questão mereceu análise por parte dos participantes visto constatar-se um crescimento de terrorismo na sub-região que tende a alargar-se a países costeiros.

Neste âmbito, afirmou que o conselho concluiu pela necessidade da CEDEAO revisitar a arquitectura de segurança de modo a apetrechar-se melhor para fazer face ao fenómeno.

“Entendeu-se que é chagada a hora dos estados membros assumirem a sua responsabilidade na melhoria da coordenação política e operacional das diferentes incitavas regionais de combate ao terrorismo e na mobilização de recursos adicionais para financiar o combate ao terrorismo”, ressaltou.

Informou ainda que na sequência da reunião já havia instruções dos Chefes dos Estados para os Chefes do Estado Maior no sentido de se estudar opções e meios para criação de uma força da CEDEAO para combater o terrorismo.

O Centro Nacional de Alerta Precoce, segundo disse, visa dar aviso aos Estados membros sobre algumas manobras, pelo que o compromisso de Cabo Verde é que o centro esteja em ligação com várias outras valências que tem que ver com a segurança humana.

Para dar corpo ao compromisso, sublinhou que uma equipa de Cabo Verde vai na próxima semana, 11 e 12, a uma missão a dois países de CEDEAO, Níger e Serra Leoa, onde os centros já estão montados, para colher subsídios.

Na questão da segurança e paz, Rui Figueiredo Soares defendeu que o país está a reforçar a sua participação na CEDEAO partilhando a sua experiência de boa governança e de segurança.

“Estas questões têm a ver com o próprio desenvolvimento social dos países, algo que Cabo Verde está a fazer para combater factores como pobreza e desemprego que levam à insegurança e a instabilidade dos regimes”, indicou.

A missão cabo-verdiana a Abuja participou ainda na 89ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros da CEDEAO onde os pontos de agenda foram vários, já que uma das incumbências do conselho é preparar a Cimeira de Estado e do Governo.

Para preparar a sexagésima segunda (62ª) Cimeira da CEDEAO, salientou, o Conselho analisou vários relatórios apresentados pelos diferentes serviços, aprovou o orçamento para 2023 com um aumento de 9% em relação ao ano 2022, e deu posse a vice-presidente da CEDEAO e os comissários, com uma arquitectura diferente e número mais reduzido de pessoas, assim como o auditor-geral e o director-geral da organização oeste africana de saúde.

Dans la même catégorie