AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

CEDEAO : Missão de seguimento quer eleições até antes de fim do ano


  8 Novembre      72        Photos (4436), Politique (25166),

 

Bissau, 06 nov 18 (ANG) – A Missão de seguimento do processo eleitoral guineense da CEDEAO convida à todos os actores envolvidos no processo eleitoral a se engajarem para que as eleições possam ter lugar até antes de fim do ano.

O convite foi feito em comunicado produzido no final da visita que a missão efectuou a Bissau segunda-feira, 05 de novembro.

« Tendo em conta os prazos, uma nova data de eleições será proposta pelas autoridades guineenses em concertação com a CEDEAO », refere o comunicado enviado a ANG.

A missão chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, e presidente do Conselho de ministros da CEDEAO, Geoffrey Onyeama, felicitou a decisão tomada pelas autoridads eleitorais de prosseguir o recenseamento eleitoral até 20 de novembro.

Encoraja ao governo a prosseguir com acções em curso e tomar as medidas idónias para tornar a preparação do processo eleitoral mais transparentes para garantir a sua crdibilidade.

« Nesta perspectiva, a delegação ministerial da CEDEAO se engaja a agir para que o resto dos kits chegasse ao pais o mais depressa possível, tendo em conta a importância de se realizar eleições em 2018, conforme decisão da CEDEAO », lê-se no documento.

De acordo com o comunicado, a delegação da CEDEAO reconheceu que os diferentes esforços não permitiram o registo de número aceitavel de eleitores, nos prazos previstos pelo cronograma eleitoral, devido a insuficiência de Kits.

A CEDEAO reitera em comunicado a sua decisão de apoiar a realização de eleições este ano, conforme decisões da última cimeira de chefes de estado e de Governo da comunidade, e felicita ao Presidente da República, ao primeiro-ministro e ao governo pelos progressos registados na preparação das eleições.
ANG/SG

Dans la même catégorie