MAP Sénégal: le nouveau président élu va prêter serment mardi ATOP Violences basées sur le genre : les maires et les partenaires s’impliquent dans la lutte ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan

Censo 2021: Consultor explica diminuição da população com aumento de emigração e decréscimo da taxa de natalidade


  15 Novembre      29        Société (44875),

 

Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – A diminuição populacional em Cabo Verde de mais de 492 mil para 491.233, segundo o Censo 2021, deveu-se à saída de cerca de 10% de habitantes entre 2010 a 2021 para emigração e decréscimo da taxa de natalidade.
A afirmação é do consultor brasileiro e doutorado em demografia, Kaizô Beltrão, em declarações à imprensa quando explicava sobre o porquê do ateliê de apresentação dos temas do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), realizado hoje na Escola de Hotelaria e Turismo.
“A diminuição da população está ligada à migração, pois, teve um contingente grande de população a sair, o equivalente a 10%, entre 2010 a 2021, assim como o decréscimo da taxa da natalidade”, disse, realçando a importância de se saber dos dados populacionais com detalhes em diferentes temas, já que é preciso haver retenção dos habitantes no mercado de trabalho, segundo recomenda as Nações Unidas.
Kaizô Beltrão que considerou que o Censo 2021 foi completo por ter coberto várias áreas e por fornecer um retrato fiel da população nos diferentes temas, falou ainda sobre a importância de se ter os dados por forma a que o Governo possa fazer um bom planeamento e traçar políticas públicas que ajudam a combater as diferenças.
Conforme o especialista em demografia, o Censo 2021 mostrou que houve melhorias em relação ao de 2010, apesar de considerar que ainda assim as políticas tomadas não conseguiram chegar à população que está à procura de trabalho daí a necessidade de emigrar.
“A emigração deve-se à situação económica que cada um passa. A população quer um emprego melhor para uma vida melhor apesar de nem saber se vai encontrar isso no país de acolhimento”, acrescentou, realçando ainda a necessidade de políticas compensatórias para fazer face à emigração.
O consultor brasileiro, referiu-se ainda à taxa de emprego que no Censo 2021 é assinalado por diminuição, argumentando que tal deve-se a melhorias de políticas neste sector, no período entre os censos, já que o aumento da taxa de produtividade indica que há mais pessoas a trabalhar no arquipélago.
O ateliê realizado hoje visa analisar todos os temas do Censo 2021 e que tem que ver com crianças, migrações, estrutura da população, jovens e mercado de trabalho, deficiência, educação e formação profissional, idosos e envelhecimento da população, entre outros.
Os resultados do RGPH-2021 têm “imensurável importância”, uma vez que permitem facilitar o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento, sobretudo, no seguimento e avaliação de políticas e estratégias públicas.
Também facultam, entre outros, indicadores para os compromissos internacionais nomeadamente as Agendas, a Mundial 2030 (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Africana 2063.

Dans la même catégorie