MAP L’ambassadeur Hilale saisit le SG de l’ONU et le CS sur les violations des droits de l’Homme dans les camps de Tindouf MAP Conférence de l’Institut américain «Brookings»: M. Bourita met en avant les réformes audacieuses du Maroc sous l’impulsion de SM le Roi MAP L’initiative noble de SM le Roi d’aider les pays africains en temps de pandémie, un modèle de solidarité intra-africaine (ministre kényane des AE) MAP Jusqu’à 500 millions de DH pour l’aménagement de Harhoura, une destination touristique prisée MAP Hilale démystifie auprès du SG de l’ONU et du CS la campagne hystérique de l’Algérie et du « polisario » sur la situation au Sahara MAP M. Amara plaide pour une mise en œuvre optimale du chantier de l’éducation routière MAP Rencontre à Oujda sur le droit d’accès à l’information APS LE GOUVERNEMENT INVITÉ À HÂTER LA CONCRÉTISATION D’UN PROJET DE POLYCLINIQUE DE DERNIÈRE GÉNÉRATION APS MACKY SALL VA SE FAIRE VACCINER, JEUDI (MÉDIA) APS VACCINATION : MACKY SALL PRÔNE UN ’’PLAIDOYER SOUTENU’’ ET UNE ’’MOBILISATION COMMUNAUTAIRE’’

Centro de Estágio e sede da FCF totalmente renovados num investimento da FIFA de 480 mil dólares


  10 Février      19        Sport (5301),

   

Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O Centro de Estágio da FCF, conhecido como a Casa do Futebol Cabo-verdiano e a sede federativa estão totalmente remodelados, após obras de recuperação nos últimos tempos, num investimento da FIFA avaliado em 480 mil dólares (EUA).
As obras já se encontram praticamente concluídas e a direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol conta receber a infra-estrutura totalmente remodelada ainda esta semana para a sua reabertura ao público.
Inaugurada em Maio de 2006, em cerimónia que trouxe a Cabo Verde o então presidente da FIFA, Joseph Blatter, a sede da FCF foi contemplada com obras de beneficiação e uma nova iluminação, num orçamento avaliado em 250 mil dólares, provenientes do orçamento a que a FCF submeteu á FIFA.
A este valor, a federação nacional, através da FIFA Award, investiu mais 230 mil dólares para a renovação do novo relvado sintético do Centro de Estágio, já totalmente implantado, nesta infra-estrutura destinada, sobretudo, à formação e que vai ser dotada de uma mini bancada.
O Centro de Estágio da Cidade da Praia figura como o primeiro dos três implantados pela FCF no País, que conta ainda com os de São Vicente e do Sal, concebidos no quadro do programa de desenvolvimento Goal da FIFA.
O Centro de Estágio da Cidade da Praia possui 20 quartos, uma sala técnica, um auditório, uma sala de reuniões, um hall, para além de cozinha, refeitório e um campo de relvado sintético.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, avançou à Inforpress que ainda hoje a instituição que dirige recebeu da FIFA a luz verde para avançar com a proposta de introduzir relvados sintéticos no estádio Municipal Luís Bastos, na Várzea, 25 de Julho, em Santa Cruz, e 5 de Julho, em São Filipe (Fogo).
“As empresas vieram fazer a visita de inspecção, apresentamos as propostas, que já foram submetidas à FIFA. Este mês, no dia 18, vai haver uma sessão para finalizar este processo, no que diz respeito à parte financeira”, explicitou Semedo, para quem são projectos integrados no programa Forward.
O responsável está convicto de que não haverá problema nenhum para a sua aprovação, mostrando-se cauteloso, contudo, aos montantes em causa, que terão de ser submetidos a uma comissão para a decisão final.
Mário Semedo disse ainda que estão a decorrer as obras de remodelação do Estádio Adérito Sena, em São Vicente, infra-estrutura que conta com uma tripla colaboração – FCF, Câmara Municipal e Governo – tendo sublinhado que a federação já cumpriu todas as suas obrigações.
“É uma obra extremamente importante, sobretudo a nível da selecção nacional. Como sempre, defendemos, esperamos que as coisas não conheçam nenhum problema e que os outros parceiros possam também cumprir as suas obrigações, decorrentes do acordo que nós assinamos, os três”, explicitou.
O Estádio Adérito Sena, segundo propósitos da Federação, vai ser contemplado com um novo relvado sintético, certificado pela FIFA, de modo que a infra-estrutura possa voltar a acolher os jogos da selecção, de forma a descentralizar as partidas caseiras dos Tubarões Azuis que têm feito do Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, na Cidade da Praia, o seu quartel, general.

Dans la même catégorie