APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Cerca 50 educadoras de infância contempladas com formação profissional promovida pela Direcção de Inclusão Social


  22 Décembre      13        Société (45064),

 

Cidade da Praia, 22 Dez (Inforpress) – Cerca de 50 cuidadoras de infância, dos 0-3 anos, da cidade da Praia, foram contempladas com formação profissional na área de cuidados, promovida pela Direcção de Inclusão Social, no âmbito da implementação do Plano Nacional de Cuidados.

Segundo a coordenadora do programa, Rosária Almeida, são monitoras que já trabalhavam nos jardins-de-infância e que não possuíam uma formação na área, e que durante a pandemia de covid-19 estavam desempregadas, devido ao fecho das creches e dos jardins infantis.

“Foram três meses de formação. Tendo em conta que várias creches fecharam as portas e estavam desempregadas, a Direcção-geral de Inclusão Social resolveu subvencionar as bolsas para essas cuidadoras informais, como forma de incentivo e estímulo e, ao mesmo tempo, permitir que tenham melhor qualificação e possam prestar um melhor serviço às creches”, explicou.

A ideia, acrescentou Rosária Almeida, foi no sentido da profissionalização da actividade de cuidado, que se quer “institucionalizada, reconhecida e bem remunerada”.

Acrescentou ainda que é uma forma de criar as condições para que a função seja desempenhada num quadro legal e garanta a geração de emprego decente, promover o desenvolvimento económico e a sustentabilidade do sistema de previdência social.

A formação decorreu de Outubro a Dezembro e hoje as cerca de 50 formandas receberam os seus diplomas, das mãos do ministro que tutela a pasta da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.

O governante realçou a importância dessa formação, salientando que a mesma está a contribuir para a criação, de forma estruturada, em Cabo Verde, de um sistema de cuidados, que de resto é o quarto pilar da política social do executivo.

Em nome das formandas, Carla Bartolomeu agradeceu a oportunidade, sublinhando que a partir de agora estão preparadas para desempenhar, da melhor forma, as suas actividades e já podem com esta certificação trabalhar em qualquer creche da cidade ou criar as suas próprias creches.

Durante a formação, foram ministrados vários módulos relacionados com a observação da criança, comunicação de risco em tempos de covid, adaptação dos meios para acolhimento das crianças.

O Plano Nacional de Cuidados visa promover a criação de um conjunto de condições, designadamente equipamento de cuidados destinados às crianças, idosos e pessoas com deficiência em situação de dependência, especialmente aquelas que pertencem a famílias mais vulneráveis.

Dans la même catégorie