MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

China vai financiar o complexo materno-infantil de S. Vicente no valor 15 milhões de dólares


  16 Juillet      34        Economie (20977), Finance (1502),

 

Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) – O complexo materno-infantil do Hospital Baptistas de Sousa, em S. Vicente, vai ser financiado pela China, no valor de 15 milhões de dólares, anunciou quarta-feira, na cidade da Praia, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

“Trata-se de um grande projecto que foi negociado no quadro do projecto da economia marítima”, disse o governante, acrescentando que se pretende criar “maior capacidade”, não só para o Hospital Baptista de Sousa, mas também para a região norte.

Arlindo do Rosário, que falava à imprensa, à margem do acto de entrega, pelo embaixador da China, na Praia, Du Xiaocong, de um donativo em material de luta contra a pandemia da Covid-19, afirmou que se vai erguer um “grande centro hospitalar” da região norte, que inclui o centro de diálises que já se encontra na fase de conclusão.

O projecto do complexo materno-infantil, de acordo com o ministro, está a ser elaborado pêlos técnicos chineses que, para o efeito, já estiveram na ilha de S. Vicente.

Lembrou, por outro lado, a ideia do Governo em construir na capital um Hospital Nacional.

O ministro da Saúde destacou os esforços das autoridades sanitárias no sentido de “conter” o alastramento da pandemia da Covid-19, através de identificação de casos, fazendo testes que, segundo ele, neste momento, já atingiriam cerca de 50 mil, entre rápidos e PCR.

“Cabo Verde tem uma média, por países, em termos de realização de testes, das mais altas e continuaremos a fazer esse trabalho”, assegurou, prometendo que em breve serão conhecidos os resultados do inquérito sero-epidemiológico, os quais permitirão conhecer a situação do vírus em Cabo Verde.

Quanto ao donativo entregue pelo chefe da representação diplomática chinesa em Cabo Verde, garantiu que vai ser distribuído, a nível nacional, pelas estruturas de saúde.

Entre os materiais doados hoje pela China, destacam-se 100 mil máscaras protectoras de uso médico; cinco mil kits PCR de diagnóstico para o novo Coronavírus; dez mil máscaras protectoras faciais N95; três mil botas descartáveis; três mil óculos de protecção para uso médico e três mil luvas cirúrgicas de latex descartáveis.

No acto da entrega do referido donativo, o ministro da Saúde e o embaixador Du Xiaocong destacaram as relações de cooperação entre Cabo Verde e China, desde os primórdios da Independência Nacional.

Dans la même catégorie