AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cinema: ACACV aponta mobilização de recursos como principal desafio da associação


  21 Décembre      17        Cinéma (431), Culture (1465),

 

Cidade da Praia, 21 Dez (Inforpress) – O presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Júlio Silvão Tavares, disse esta terça-feira, na Cidade da Praia, que a mobilização de recursos é o “principal desafio” que a associação enfrenta neste momento.
Júlio Silvão, que falava à Inforpress, na sequência da Assembleia-Geral que decorreu este sábado, 17 de Dezembro, para aprovação de plano de actividades e orçamento, disse que a assembleia decorreu dentro da normalidade, tendo estes dois instrumentos aprovados por unanimidade pelos associados.
Destaca ainda que o plano de actividades para o ano 2023 vai ser continuado com algumas actividades do ano anterior, com “foco essencial” nos associados e para a formação e visibilidade de obras dos mesmos.
Segundo este responsável, para o ano 2023, ACACV vai realizar um conjunto de actividades, nomeadamente, o concurso de filmes universitários para o ano lectivo 2022/2023, concurso de filmes “nha cidade, nha filme”, que é dividido em duas fases, a primeira municipal, em que o concorrente pode apresentar filmes de diferentes cidades tanto do ponto de vista cultural, social, histórico, arquitectónico.
Para a segunda fase, que é nacional, concorrem os três melhores filmes classificados na fase municipal.
Para Júlio Silvão outras actividades formativas vão ser realizadas igualmente, como formação com os actores, promotores e realizadores, além de formação de curta duração com workshop e master club.
Segundo Silvão, a formação de produção de filmes com o telemóvel vai continuar, com maior enfoque para os adolescentes e jovens. “Ainda temos exibição de filmes na comunidade escolar, mas também nos bairros, para além das actividades sociais destinadas aos associados”.
Essas actividades, segundo Júlio Silvão, servem para potencializar ACACV), associados e não associados desta associação.
“Para além de actividades formativas em produção de filmes com telemóveis, realizamos mostras de filmes nas comunidades e no centro de ensino, mas também mostras de filmes ambientais no quadro do projecto que está reservado para o ano 2024, no que tange ao festival internacional dos filmes ambientais e atlântico, que vai decorrer em Novembro, na Cidade da Praia.
Questionado sobre as actividades realizadas neste ano, Júlio Silvão classifica o webinar internacional focado em cinema, como um dos principais actividades realizadas neste ano, com a participação dos representantes do Brasil, de Portugal e Cabo Verde e segundo o mesmo trouxe mais valia para a realidade a nível ambiental internacional com foco na experiência de cada um nos seus diferentes países.
E sobre a parceria que a associação conta neste momento, o presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde afirma que tem estado a contar com alguns parceiros para tirar um pouco de sufoco financeiro e que tem expectativas de boas parcerias muito brevemente.

Dans la même catégorie