AIP Vers la mise en place d’une plateforme de partage d’informations entre les directions des Impôts et des Douanes AGP Guinée : ‘’Littérature et Sports’’ thème de la 16ème édition des 72h du livre AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice)

Cinema: Vencedores do Galardão de Ouro no maior festival de África falam “em feito extraordinário”


  10 Mars      62        Arts & Cultures (3075), Cinéma (432),

 

Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) – O realizador Yuri Ceuninck e a produtora Natasha Craveiro classificaram esta quinta-feira, como “feito extraordinário” a conquista do Galardão de Ouro com o documentário “OmiNobu”, no maior festival de cinema de África, a Fespaco.
A premiação decorreu no sábado, 04, em Ouagadougou (Burkina Faso), palco do evento, e, em entrevista hoje à Infopress, Yuri Ceuninck disse que receber o Galardão de Ouro pela Fespaco foi uma “sensação extraordinária” porque, segundo indicou, a participação em si já foi um sonho realizado.
Até porque, sintetizou, a sensação de vencer pela primeira vez que um filme cabo-verdiano é seleccionado na competição oficial é “simplesmente “incrível”.
“Fespaco sempre fez-me sonhar na medida em que vários dos cineastas que acompanho e admiro foram galardoados por este incontornável festival, tais como SouleymaneCisse, GastonKabore, IdrissaOueadraogo e AbderrahmaneSissako (…), embora todos na categoria ficção”, precisou a mesma fonte.
Conforme esclareceu, para chegar à final e vencer tiveram como concorrentes 13 filmes provenientes de vários países africanos, entre eles República Centro Africana, Argélia, Senegal, Guiné Conakry, Burkina Faso, Camarões e Costa do Marfim.
O documentário que foi à Fespaco foi filmado na ilha de São Nicolau, levou quatro anos para ser finalizado e conta a história do último habitante da aldeia de Ribeira Funda, Quirino Rodrigues, que terá resistido a uma série de trágicos acontecimentos que levaram os demais moradores a abandonar a vila para se estabelecer na vizinha Estância de Brás.
O realizador contou ainda que durante quatro décadas, Quirino Rodrigues, 76 anos, recusou ajuda oferecida por amigos e pelas autoridades locais e permaneceu sozinho em Ribeira Funda, que considerava a terra do seu nascimento e o túmulo da sua morte, aliás, viria falecer em 2022, durante a pandemia da covid-19.
Vivia da pesca e da agricultura, continuou, e tinha como companheiros um galo e alguns pardais e as notícias do mundo ficavam a sabê-las por um rádio de pilhas.
Para a produtora do documentário, Natasha Craveiro, ganhar este prémio foi “mais do que um sonho” e que chegar à Fespaco com a selecção oficial já seria um sonho realizado.
“Ganhar o Galardão de Ouro foi mais do que sonhamos, pois tínhamos a convicção de ter um filme consistente, mas era a primeira vez que Cabo Verde era seleccionado para o festival, fomos cautelosos com as nossas expectativas, mas veio o ouro”, congratulou-se Natasha Craveiro.
No entanto, a produtora referiu-se aos “vários desafios” que enfrentaram para realizar e finalizar o filme, uma vez que produzir em Cabo Verde “não é fácil”, destacando que o primeiro desafio era o financiamento e o segundo as deslocações constantes da ilha de Santiago para São Nicolau.
“Tendo superado o desafio do financiamento, recorrendo a fundos internacionais, podemos falar da dificuldade de sermos ilhas, o documentário passa-se em São Nicolau, a equipe técnica vive entre a Praia e Mindelo, tínhamos os desafios que podem imaginar a nível de deslocações à ilha, de uma forma geral, e mais especificamente, à Ribeira Funda, uma localidade sem vias de acesso para carros. Enfim, desafios havia, mas enfrentamos todos como cavalo que corre por gosto e o resultado está aí”, concretizou.
Relativamente à estreia em Cabo Verde, a mesma fonte adiantou que ainda não há uma data fixa, mas que a produtora KorikaxoruFilms está a organizar para ser em breve, em homenagem a Quirino Rodrigues.
O Festival do Cinema do Fespaco decorreu de 25 de Fevereiro a 04 de Março, em Ouagadougou (Burkina Faso), com a presença de mais três cabo-verdianos, dois dosquais na qualidade de membros dojúri, nomeadamente a realizadora Artemisa Ferreira e produtor Pedro Sulé, para além do produtor Elson Santos, que participou com um projecto de filme em fase de desenvolvimento.

Dans la même catégorie