AIP Législatives 2021 : Yopougon appartient à ceux qui travaillent pour la population, selon Kafana Koné AIP Législatives 2021 : Un candidat indépendant opte pour le développement participatif à Tengréla APS UN ARRÊT DES COURS OBSERVÉ AU LYCÉE MALICK SY DE THIÈS APS INITIATIVE COVAX : DAKAR VA RECEVOIR PLUS DE 300 000 DOSES MERCREDI (MINISTRE) APS L’UNIVERSITÉ DE BAMBEY VEUT DÉVELOPPER L’ESPRIT ENTREPRENEURIAL CHEZ SES ÉTUDIANTS APS DAKAR : LES DÉLÉGUÉS DE QUARTIER ENCOURAGENT LES POPULATIONS À SE FAIRE VACCINER GNA VACCINATION CONTRE LA COVID : L’IMAN RATIB DE OUROSSOGUI DONNE L’EXEMPLE APS KAOLACK : LE VILLAGE DE KOUMBAL DOTÉ D’UNE AMBULANCE MÉDICALISÉE MAP Covid : Le Maroc, sous l’impulsion de SM le Roi, a placé la mobilisation et l’action solidaire comme prérequis pour surmonter les défis de l’Afrique (Ambassadeur) GNA Chief of Gwira Ehyiam lauds government for fixing roads

Cinema/Praia: CCP apresenta em três sessões documentário “Manuel d´Novas – Coração de Poeta”


  18 Janvier      14        Arts & Cultures (1479),

   

Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) – O Centro Cultural Português (CCP), na Cidade da Praia, vai apresentar a partir de quinta-feira, 21, e durante três dias, o documentário “Manuel d’Novas – Coração de Poeta”.

O CPP precisa, em nota de imprensa, que as sessões acontecem nos dias 21, 22 e 23 de Janeiro, a partir das 19:00, contando com a presença, em uma das exibições, do realizador e produtor Neu Lopes, filho de Manuel d´Novas.

“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” regista depoimentos de nomes marcantes do folclore musical do arquipélago, poetas, musicólogos e companheiros de lides musicais de Manuel d’Novas.

O documentário conta com depoimentos de mais de 40 pessoas, entre músicos, sociólogos, políticos, familiares e conhecidos, que testemunham a vivência, a obra e o importante e significativo contributo que Manuel d’Novas deu para a música e a cultura de Cabo Verde.

Manuel de Jesus Lopes, nome próprio de Manuel d’Novas, nasceu em 24 de Dezembro de 1938, na localidade de Penha de França, ilha de Santo Antão, e faleceu em 22 de Setembro de 2009, na ilha de São Vicente.

No meio musical é tido como um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente, tendo sido o compositor preferido de nomes como Cesária Évora, Bana e Ildo Lobo. Fez mais de uma centena de composições, sobretudo mornas e coladeiras.

“Manuel d´Novas – Coração de poeta” foi o mais premiado da 7ª edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia, que aconteceu em Novembro de 2020, vencendo o prémio de Melhor Longa Documentário e Revelação Nacional.

OM/ZS

Dans la même catégorie