MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar

Cinema/Praia: CCP apresenta em três sessões documentário “Manuel d´Novas – Coração de Poeta”


  18 Janvier      26        Arts & Cultures (3057),

 

Cidade da Praia, 18 Jan (Inforpress) – O Centro Cultural Português (CCP), na Cidade da Praia, vai apresentar a partir de quinta-feira, 21, e durante três dias, o documentário “Manuel d’Novas – Coração de Poeta”.

O CPP precisa, em nota de imprensa, que as sessões acontecem nos dias 21, 22 e 23 de Janeiro, a partir das 19:00, contando com a presença, em uma das exibições, do realizador e produtor Neu Lopes, filho de Manuel d´Novas.

“Manuel d’Novas – Coração de Poeta” regista depoimentos de nomes marcantes do folclore musical do arquipélago, poetas, musicólogos e companheiros de lides musicais de Manuel d’Novas.

O documentário conta com depoimentos de mais de 40 pessoas, entre músicos, sociólogos, políticos, familiares e conhecidos, que testemunham a vivência, a obra e o importante e significativo contributo que Manuel d’Novas deu para a música e a cultura de Cabo Verde.

Manuel de Jesus Lopes, nome próprio de Manuel d’Novas, nasceu em 24 de Dezembro de 1938, na localidade de Penha de França, ilha de Santo Antão, e faleceu em 22 de Setembro de 2009, na ilha de São Vicente.

No meio musical é tido como um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos internacionalmente, tendo sido o compositor preferido de nomes como Cesária Évora, Bana e Ildo Lobo. Fez mais de uma centena de composições, sobretudo mornas e coladeiras.

“Manuel d´Novas – Coração de poeta” foi o mais premiado da 7ª edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia, que aconteceu em Novembro de 2020, vencendo o prémio de Melhor Longa Documentário e Revelação Nacional.

OM/ZS

Dans la même catégorie