ACI Monde/Football: Le Maroc s’affirme comme une puissance mondiale, selon Gianni Infantino MAP La Côte d’Ivoire bénéficiera d’un projet de la FAO destiné à promouvoir une agriculture résiliente MAP Adaptation climatique de l’agriculture : M. Sadiki appelle à intensifier les efforts pour soutenir la recherche et l’innovation MAP Immigration irrégulière: 19 corps repêchés au large de la Tunisie AIP L’impact transformateur de l’intelligence artificielle dans le domaine des médias expliqué au cours d’une formation virtuelle AIP Eugène Dié Kacou dédicace son ouvrage « Mes meilleures CAN » AIP Le ministre Vagondo Diomandé sollicite le concours de l’Allemagne dans la lutte contre les fraudes documentaires MAP L’Afrique australe aux prise avec le phénomène El Nino et la sécheresse (rencontre) ACI Maroc/France: Darmanin se félicite de la qualité de la coopération sécuritaire des deux pays ACI Maroc/Football: Le Roi Mohammed VI félicite l’équipe nationale de futsal sacrée championne de la Can 2024

Clima/Covid-19 e a Guerra da Ucrânia não devem inviabilizar agenda de financiamento do clima”,diz Presidente Sissoco Embaló


  8 Novembre      24        Environnement/Eaux/Forêts (6465),

 

Bissau 08 Nov 22 (ANG) –O Presidente da República defendeu esta segunda-feira que as múltiplas crises de Covid-19 e a guerra da Ucrânia não devem inviabilizar a agenda de financiamento do Clima.
“Deve-se chegar a um acordo sobre uma arquitectura na implementação do financiamento climático de longo prazo”, acrescentou Umaro Sissoco Embaló.

O Chefe de Estado guineense que discursava na Conferência das Nações Unidas sobre Clima denominada de Cop-27, a decorrer no Egipto de 06 a 18 do mês em curso, reiterou que a Guiné-Bissau se comprometeu a implementar ações de mitigação correspondentes a um desvio equivalente a menos de 30 por cento ou mais em relação ao cenário tendencial até 2020/30, e de atingir a neutralidade de carbono até 2020/50.

Embaló salientou que, para que tal desejo seja uma realidade, é preciso iniciar mudanças profundas e urgentes para fechar as lacunas entre os objectivos definidos pelo acordo de Paris e as tendências atuais na evolução das emissões de gases de efeito de estufa .

“A África precisa do apoio adicional para suas iniciativas, nomeadamente, a Iniciativa Africana da Energia Renovável e a da Adaptação ,que visam ajudar a alcançar as suas necessidades de desenvolvimento, que passam por três objectivos principais ou seja: obter 100 por cento de acesso a energia suficiente moderno e renovável para todos os cidadãos dos países menos avançados até 2020/30, a mesma percentagem em eletricidade e fontes de energia renováveis em todos os países menos avançados até 2020/50”,exortou.

O terceiro objectivo, diz o PR, passa por atender todas as necessidades dos cidadãos, desde serviços sociais ,industriais e 100 por cento de utilização das potenciais energéticas ao longo da cadeia de valor, através da implementação das melhores práticas para os anos 2020/40.

Sissoco Embaló enalteceu perante os conferencistas que a Guiné-Bissau é um país altamente ameaçado pela subida do nível do mar ,erosão costeira entre outros riscos ligados à alterações climáticas e com inúmeras vulnerabilidades extremas ,por ser um Estado africano menos avançado e um pequeno povo insular em desenvolvimento.

Todas essas vicissitudes segundo o Chefe de Estado, contribuem de uma forma significante, na emissão global de gases com efeitos de estufa.

“Por isso devemos sair daqui solidários e comprometidos com a implementação do Acordo de Paris sobre o novo regime climático ,manter o contínuo engajamento financeiro, principalmente por parte dos maiores emissores de gases de efeito de estufa, que cada um possa fazer a sua parte, a fim de garantir um planeta mais saudável para as gerações vindouras”, disse o Presidente da República.

O Chefe do Estado reafirmou o engajamento do país no âmbito da convenção do quadro das Nações Unidas sobre as alterações climáticas e na implementação dos objetivos fixados pelo Acordo de Paris .

Um dos pontos mais importantes neste encontro é a negociação das compensações para os países que emitem menos gases de efeito de estufa, muitos deles situados no Hemisfério Sul, e são, no entanto, os países que mais sofrem com o aquecimento global.

Muitos deles vão pedir que se cumpra a promessa de 100 mil milhões de dólares de ajudas nunca cumpridos até agora.

Dans la même catégorie