AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

CMP e parceiros apostam na campanha de limpeza para uma “Praia mais limpa e saudável”


  2 Mai      47        Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

Cidade da Praia, 02 Mai Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia, através do seu Corpo de Voluntariado, promoveu uma campanha de limpeza na zona da Caiada com o objectivo de contribuir para uma cidade mais limpa e saudável.
Em declarações à Inforpress, o coordenador do Corpo de Voluntariado da CMP, Yuram Barreto, explicou, que esta iniciativa, organizada no último sábado de cada mês, surgiu com a gestão da nova equipa camarária, como forma de contribuir para uma Praia melhor e mais saudável, tendo em conta a problemática do lixo existente no município.
“Iniciamos em dois pontos, a partir das entradas da cidade, tanto pelo lado da Cidade Velha como de São Domingos, e depois destes pontos pretendemos abranger também outros bairros e as praias balneares. Ou seja, é todo um trabalho em conjunto com o propósito de mobilizar a sociedade civil em prol de uma Praia limpa’’, assinalou.
O que se pretende com esta missão, acrescentou, é ajudar, servir, pelo que aproveitou para apelar aos populares a contribuirem para o bem da cidade, quer sejam da oposição ou da situação, de modo a apresentarem soluções ao invés de estarem a insistir em críticas.
Por outro lado, este responsável informou que para além das campanhas de limpeza, os promotores desta iniciativa contam também realizar acções de sensibilização junto das pessoas, para a necessidade de educação ambiental, assim como através da comunicação social, realçando o importante papel deste no reforço da sensibilização.
“Isto porque, após realizarmos a campanha de limpeza, temos constatado o ajuntamento de lixo novamente, o que nos fez parar para repensar o projecto e acabamos por concluir que a sensibilização é um fator essencial neste processo”, salientou.
Por sua vez, o representante da Igreja Baptista, Luís Roberto, sublinhou a importância desta actividade social, questionando até onde o País vai chegar com tanto lixo se as pessoas não contribuírem para a limpeza dos seus bairros.
“Vamos preparar uma propaganda para mostrar a diferença entre a morabeza e a educação, explicando que a morabeza é o ritmo de vida do cabo-verdiano”, disse, ajuntando que as pessoas são educadas, daí que, considerou que devem colocar o lixo no local próprio.
No âmbito desta iniciativa os parceiros pretendem desenvolver outros projectos que prevêem, nomeadamente, trazer reclusos para a sociedade como forma de incluí-los, através de trabalhos sociais, trabalhar com os jovens na criminalidade, e ainda com crianças, para instruí-los desde cedo para o bom caminho, assim como em investir em trabalho voltado para as famílias.
A campanha contou com a parceria da Igreja Baptista, das Forças Armadas, dos escuteiros e da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

Dans la même catégorie