APS COVID-19 : 30 NOUVELLES CONTAMINATIONS ET DEUX DÉCÈS SUPPLÉMENTAIRES APS LE JOOLA : MACKY SALL REND HOMMAGE AUX DISPARUS ET RENOUVELLE LA SOLIDARITÉ DE LA NATION AUX FAMILLES DES VICTIMES APS LE PEAMIR VA RÉGLER LE PROBLÈME DE L’ACCÈS À L’EAU DANS LA ZONE DE FIMELA ET ENVIRONS (PCA) GNA President lauds Civil Service for resilience ANP Le Premier Ministre visite le Centre technique de la CENI AIP Côte d’Ivoire -AIP / Les COGES du Kabadougou et du Folon fixent le montant des frais scolaires annexes à Odiénné GNA Accounts of customers of defunct financial institutions credited-CBG ACP Haut-Katanga : Incursion des miliciens Maï-maï présumés Bakata Katanga à Lubumbashi GNA One dead, three injured in Volta Region secessionist disturbance AIP Visite d’Etat dans la Marahoué : Plaidoyer pour un appui technique et financier aux femmes du vivrier de Zuénoula

Comissão Eleitoral readmite candidatura de Caíto Teixeira e mantém a data de eleição


  16 Septembre      10        Sport (4227),

   

Bissau,16 Set.20(ANG) – A Comissão Eleitoral do Congresso da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) readmitiu a candidatura de Carlos Teixeira (Caíto), que tinha desistido a favor do presidente cessante da FFGB, Manuel Irénio Nascimento Lopes, a quem agora foi vedado o direito de concorrer, pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
A comissão confirmou também a data para a eleição da liderança da FFGB para 30 de setembro em curso.

A informação consta do mapa de atualização de candidatos da Comissão a que o semanário O Democrata teve acesso esta terça-feira, no qual não se avança nenhum pormenor sobre as razões da readmissão da candidatura de Caíto Teixeira.

Segundo informação disponível, a decisão de validação da candidatura do dirigente desportivo foi tomada por quatro dos cinco elementos que integram a Comissão Eleitoral, nomeadamente, Lino Lopes, presidente; Faustino Paulo Mango, vice-presidente; Herculano Cubala, secretário e Hedmer Lopes de Barros Djaló, segundo vogal.

Confrontado com a situação, o primeiro vogal da comissão, Abdu Mané, confirma que não foi informado da reunião, na qual a candidatura de Caíto Teixeira foi novamente aprovada.

“Começo por esclarecer que eu não soube nada sobre esta matéria, porque não fui informado de forma oficial para tomar parte na reunião da Comissão Eleitoral, mas prometo falar do assunto nos próximos dias, para esclarecer todos os equívocos aos guineenses e o que está a acontecer dentro da nossa estrutura”, disse Mané por telefone ao jornal O Democrata.

Mané entrou em rota de colisão com os restantes membros da comissão desde o passado dia 08 de agosto, quando decidiu presidir o ato eleitoral da FFGB, no qual o empresário, Fernando Tavares, foi declarado presidente eleito do órgão, num processo que viria a ser considerado “ilegal” pela FIFA, que alega “violação dos estatutos do organismo”.

Segundo o O Democrata, para além da readmissão da candidatura de Caíto Teixeira, a outra questão em debate é o local onde vai decorrer o Congresso Eleitoral. A comissão eleitoral anunciou recentemente que o ato teria lugar na sala de reuniões da FFGB.

No passado dia 25 de julho o Alto-Comissariado de Luta Contra a Civid-19 havia advertido a comissão sobre a exiguidade da sala, que tem capacidade máxima para 28 pessoas.

Nesta segunda-feira, 14 de setembro, o coletivo dos cinco candidatos à liderança do organismo que gere o futebol nacional reuniu com a Comissão Eleitoral, com o propósito de revogar a decisão de realizar o congresso na sede da FFGB, no alto de Bandim, em Bissau, mas sem sucesso, pelo menos no âmbito desse reunião.

Além de Caíto Teixeira, estão na corrida à liderança da FFGB mais cinco candidatos, nomeadamente: Fernando Tavares, Paulo Mendonça, António Patrocínio, Benelívio Cabral Nancassa Insali e Mutaro Bari.

O substituto do presidente cessante do órgão será conhecido no Congresso Extraordinário eletivo da FFGB agendado para o dia 30 do mês em curso.

O Democrata tentou, sem sucesso, obter a reação da Comissão Eleitoral sobre a razão de encerramento da reunião sem nenhuma conclusão sobre o local de realização do congresso.

Dans la même catégorie