AIP Des acteurs échangent sur l’élaboration d’un plan stratégique de lutte contre le travail des enfants AIP La troisième édition du Salon africain du football, prévue du 28 au 29 juin à Abidjan AIP Les transformateurs de la noix de cajou peinent à s’approvisionner face aux exportateurs asiatiques autorisés à acheter à l’intérieur AIP Le salon des Mamans prévu en octobre à Abidjan ACI Congo/Sénat: Pierre Ngolo appelle à mutualiser les efforts pour combattre la criminalité ACI Congo/Education: L’université de Chine envisage d’accompagner le pays dans le domaine de l’enseignement ACI Congo/Climat: Le pays se dote du plan de travail en capacités d’adaptation au changement climatique ACI Congo/Société: La déclaration de conflits d’intérêts, une mesure préventive pour lutter contre la corruption ACI Brazza/Santé: L’hôpital de Talangaï se dote d’une réglementation pratique chirurgicale ACI Afrique/Numérique: Vers la mise en place d’une plateforme sous régionale de partage d’expérience

Comunicação Social/Diretor da RSM promete reforçar diálogo inter-religioso e étnico para uma paz duradoura no país


  14 Février      30        Société (45106),

 

Bissau, 14 Fev 23(ANG) – O Diretor da Rádio Sol Mansi (RSM) prometeu hoje o reforço do diálogo inter-religioso e étnico para a efetivação de uma paz duradoura na Guiné-Bissau.

Em declarações à ANG, Casimiro Jorge Cajucam afirmou que a instituição está empenhada na promoção da paz desde a sua abertura à 14 de Fevereiro de 2001, frisando que o lema da celebração do aniversário é “ Sol Mansi ao serviço da paz e diálogo inter-religioso, inter-étnica e na defesa de direitos fundamentais”.

Disse que a RSM, apesar de ser pertença da Igreja Católica sempre se abriu para toda as religiões e etnias, com cedencia de espaços para os evangélicos e muçulmanos fizerem sensibilizações, promoção e expansão das suas atividades religiosas.

“A RSM se posicionou como fator da paz e estabilidade entre as duas rádios que durante o conflito político/ militar favoreceram as partes, nomeadamente a Bombolom FM, que favorecia os rebeldes (Junta Militar) e Rádio Difusão Nacional que trabalhava para a parte governamental”, salientou.

Aquele responsável sublinhou que a emissora registou uma grande adesão de jovens em regime de voluntariado nessa altura, cerca de uma centena, que depois da seleção diminuiu para 40.

O director da RSM dividiu os 22 anos de existência do órgão em três etapas: a primeira marcada pela sua criação como rádio comunitária, no setor de Mansôa, com o objetivo de criar pontes entre as tabancas e ajudar a reconciliar a população daquela zona norte do país, após a guerra civil de 07 de Junho 1998.

Na segunda etapa, em 2008, a RSM ganhou o estatuto de uma rádio nacional e abriu estações em Bafatá e Bissau, com preocupações de demonstrar que “é possível fazer um jornalismo diferente”.

“Nesta fase censuramos os comunicados de ameaças, inclusivé de morte, que muitos cidadãos faziam cada vez que percam as suas crias. Em que escreviam: ”quem pegar ou viu o meu animal vou para o Irã(feiticeiro) de Malila fazer o que quero e as consequência serão da inteira responsabilidade do suposto ladrão”, disse.

Casimiro Cajucam afirmou que também acabaram com “ameças e ataques incendiários” de alguns políticos aos seus adversários, e de discursos e promessas infundadas à população.

“A RSM não será a porta-voz da “mentira”. Quando querem fazer passar sua magazines ou qualquer atividade já sabem que devem moderar a linguagem que vão usar ”, frisou.

Jorge Cajucam referiu que a RSM chegou de patrocinar a ida dos irmãos muçulmanos para um encontro em Portugal sobre diálogo inter-religioso e outro nos Estados Unidos de América.

De acordo com Cjucam , nesta terceira fase, a RSM está a reforçar as suas capacidades e vai continuar a promover a paz e o diálogo inter-religioso e inter-étnico com finalidade de evitar o mal.

“Atualmente há pessoas que estão a tentar criar a divisão nas etnias, religiões e na política para criar confusões ou para ganhar a fama”, disse.

Casimiro Cajucam diz que neste momento a RSM conta com 32 funcionários efetivos, com contratos entre jornalistas e pessoal administrativo, e mais 20 colaboradores, totalizando 52 funcionários.

Dans la même catégorie