MAP La femme, acteur dans le futur du continent africain, thème d’une rencontre mercredi prochain à Fès MAP RDC: Début du retrait de la mission de l’ONU dans le Sud-Kivu MAP Tunisie : une association dénonce la multiplication des procès contres les activistes en 2023 MAP Plus de 1000 cas de choléra signalés au Zimbabwe en une semaine (ministre) AGP Guinée: Biographie du nouveau premier ministre AmadouOuryBah AGP GUINÉE : BAH OURY NOMMÉ PREMIER MINISTRE CHEF DU GOUVERNEMENT MAP L’Assemblée de l’ONU-Environnement est aussi universelle que les valeurs qu’elle défend (Leila Benali) MAP Congo : démarrage de la production du gaz naturel liquéfié MAP ONU-Environnement: Mme Benali préside le lancement de l’initiative « Al-Mizan, une alliance pour la Terre » MAP Tunisie: la présidentielle prévue entre septembre et octobre 2024 (instance électorale)

Comunicação social/Secretário de Estado reafirma engajamento do governo na implementação de Objetivo Desenvolvimento Sustentável


  13 Septembre      15        Développement durable (450),

 

Bissau, 13 Set 23 (ANG) – O Secretário de Estado da Comunicação Social  reiterou , terça-feira, o   engajamento do governo na implementação dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável(ODS).

Francisco Muniro Conté  falava na cerimônia de abertura de uma formação de 39 jornalistas  de órgãos público  e privados, da imprensa escrita, rádio e televisão, sob o lema “Consulta com media para acelerar  os ODS”, ministrada pela Organização das Nações Unidas(ONU).

Disse que o atual primeiro-ministro foi signatário deste compromisso em 2015 e apela a imprensa nacional para assumir seu papel no apoio a implementação desta agenda global.

Conté enalteceu a iniciativa da  ONU de auscultar seus parceiros entre os quais o Executivo, a sociedade civil, a media e setor privado, visando aceleração dos ODS a nível nacional.

“Jornalistas enquanto comunicadores e agentes especializados  na educação  e sensibilização das populações visando as boas atitudes e  práticas têm sobre vossos ombros a responsabilidade de comparticipar neste desafio de tornar os ODS, não só uma meta, mas  em um instrumento gerador de mudanças, no  horizonte de assegurar o progresso e bem estar dos guineenses”, frisou.

Acrescentou que os  jornalistas devem contribuir para a implementação da agenda 2030 , apontada como ferramenta de referência para se atingir  a dignidade e a qualidade da vida almejadas por toda a humanidade.

O Governante referiu  que no Programa do Governo da XI legislatura, a ser brevemente submetida à Assembleia Nacional Popular está incorporado nas sua prioridades a temática dos ODS, pelo que a intervenção da comunicação social seria determinante na disseminação desta visão integrada inclusiva na base da harmonização das ações entre o Terra Tranka e os ODS.

Conté destacou  os esforços dos estados e da ONU, tendo em vista a construção de um mundo estável e digno para todos, não obstante persistir  a nível mundial uma recepção económica preocupante derivada, em parte, dos problemas económicos conjunturais associados à alguns fenómenos sociais como Covid-19, desastres climáticos, conflito, migração e outros.

O Secretário de Estado da Comunicação Social disse que face a este quadro isolador, a implementação dos ODS, que supostamente deveria correr em ritmo acelerado, tem marcado passos em alguns casos registados da estagnação com espectro de um número significativo  de países incluindo a Guiné-Bissau que não estará a altura de cumprir com as metas da agenda 2030.

De referir que esta formação/consulta enquadra-se na campanha de defesa de ODS para apoiar a Cimeira que se realiza  18 e 19  de Setembro em curso.

Os estados membros da ONU(193) vão-se reunir para analizar medidas imediatas que irão contribuir para a aceleração dos ODS , sendo que faltem sete anos para a conclusão dos objetivos.

Dans la même catégorie