AGP Guinée/Championnat ligue1 : Le Horoya respire devant la SAG, le Fello Star renoue avec la victoire face aux Eléphants de Coléah et l’AS Kaloum battue par l’ASFAG AGP Kindia-Société : Un mort et plus de 600 millions GNF emportés dans conflit domanial à Friguiagbé AGP Kérouané-Education : Le district de Gboodou doté d’une école primaire moderne AGP Guinée-Accident de la circulation : Une cause de mortalité non négligeable ! GNA Assin North and Adansi South DISECs move to maintain peace GNA Ghana Mission in Washington, others donate $59,850 to COVID-19 Fund GNA Orange Support Centre will address SGBV issues in Ghana – UNFPA APS LE JARAAF S’ENGAGE À PAYER LA CAUTION POUR LAMINE DIACK ‘’D’ICI UNE QUINZAINE DE JOURS’’ (PRÉSIDENT) AGP Boké-Ramadan: La Fondation AMA offre des vivres à la population de la Commune Urbaine ANP La Ville de Niamey baptise deux places publiques des noms de Mounkaila Sakoira et Cheick Chaibou Ali

Condecoração ao CEMGFA/Presidente da República afirma que vão ser levantadas sanções impostas pela ONU aos militares guineenses


  23 Décembre      45        Société (30990),

   

Bissau, 23 dez 20 (ANG) – O Presidente da República afirmou que as sanções impostas pelas Nações Unidas aos militares guineenses vão ser levantadas porque está a negociar com a organização nesse sentido.

Biaguê Na NtanUmaro Sissoco Embaló que falava esta quarta-feira na cerimónia de condecoração do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), Biaguê Nan Tam com a Medalha Amílcar Cabral, à mais alta distinção da Guiné-Bissau,
Sissoco Embaló informou que, no próximo ano a República Popular da China vai construir de raiz dois Ministérios, nomeadamente o da Defesa Nacional e do Interior, adiantando que o Ministério do Interior vai começar a confecionar as fardas.

“50 anos estamos a pedir os fardamentos. Quando fui a Mauritânia me informaram que são eles mesmos que confecionam as suas fardas e só importam os tecidos. Eu lhes disse que já iniciamos o confecionamento das fardas para as nossas Forças Armadas e brevemente vai ser alargado para o Ministério de Interior”, salientou Sissoco.

O Chefe do Estado afirmou que os Ministérios com mais quadros no país são o do Interior e o da Defesa Nacional, frisando que, se foram traduzidos no civil todos vão ser chamados de doutores, apelando os militares a negarem a cultura de intriga imposta contra eles.

Umaro Sissoco Embaló disse ainda que foi informado pelas Nações Unidas de que as Forças Armadas guineense vão ter a possibilidade de retomar as missões de manutenção da paz nos outros países.

“Em todas as missões de manutenções de paz que a Guiné-Bissau já foi, os seus militares eram muito exemplares, desde aquelas Forças que foram para o Tchad no quadro da Organização da União Africana (OUA), em Angola, Moçambique, Ruanda, Libéria e outros países”, disse Embaló.

Disse que é chegada a hora dos guineenses parar de matar uns ao outros, considerando que a condecoração não é só do CEMGFA como também da Forças Armadas.

Embaló sublinhou que, militar que tem o seu compromisso deve tirar a farda e fazer a política, acrescentando que os militares não são assassinos e nem traficantes como muitos pensavam.

Por sua vez, o Chefe de Estado General das Forças Armadas, Biaguê Nan Tam garantiu que a Forças Armadas vão continuar a garantir a paz e estabilidade no país.

Sustentou que a tarefa fundamental das Forças Armadas é de assegurar e garantir a estabilização total do país até que encontre o desenvolvimento.

Nan Tam agradeceu ao Presidente, Umaro Sissoco Embaló e ao governo por ter lhe escolhido para a condecoração com a medalha mais alta da Nação guineense, acrescentando que a medalha ora recebida não é só para ele como também para todas as Forças Armadas e aos paramilitares guineenses.

“Esta condecoração não fica só para a minha parte mas sim para para todos os militares e paramilitares que juntamos num caminho na procura de paz e estabilidade na Guiné-Bissau”, frisou.

O ato contou com a presença dos ministros da Defesa e do Interior e alguns responsáveis das diferentes ramos das Forças Armadas.

O agraciamento do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Biaguê Nan Tam consta nos termos da alinea X do artigo 68 da Constituição da República.

Dans la même catégorie