AGP Gabon/Makokou : «Il n’y a que les écoles sans élèves qui sont fermées» (chef de la circonscription scolaire Ivindo) Inforpress Jovem empresária almeja ser inspiração para mulheres que procuram autonomia financeira Inforpress Futebol/Santo Antão Sul: Covid-19 “matou sonho” do Tarrafal FC de conquistar primeiro título Inforpress Preços da oferta turística em Cabo Verde caem 7,1 p.p. e situam-se em -8% no último trimestre de 2020 ANG Preservação florestal/”Prevemos retirar 13 mil troncos de madeiras nos sectores de Mansabá e Farim”, diz Adjunto Comandante do BPNA ANG Preservação florestal/Populares das diferentes povoações de Bafatá continuam com práticas de cortes ilegais de madeiras ANG Branqueamento de capital/GIABA avalia eficácia da luta contra crime transnacional na Guiné-Bissau ABP Développement / Le préfet Joachim Apithy appelle les membres de la CAD à relever les défis de développement qui s’imposent à l’Ouémé ABP Société / « Les élections professionnelles du dimanche se feront par voie électronique » déclare Fred Whannou ABP Social / François Zinsou explique ses stratégies pour la mobilisation des bénéficiaires de microcrédit ALAFIA dans le Couffo

Cooperação/ França promete apoiar Guiné-Bissau nos domínios agroindustrial, agrónomo e turístico


  25 Novembre      7        Société (27542),

   

Bissau, 25 nov 20 (ANG) – O Embaixador de França na Guiné-Bissau manifestou hoje a vontade de o seu país apoiar a Guiné-Bissau a desenvolver os sectores de agroindustrial, agronomia e turístico.

O desejo foi manifestado pelo o Embaixador Terence Wills, a saída de um encontro com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.
Disse que durante o encontro comunicou ao Chefe de Estado guineense que a França está a analisar a possibilidade de trabalhar para que o crioulo seja um modo de expressão artística da cultura guineense.

“Nós os franceses consideramo-nos intelectuais na elaboração de projectos no sector da cultura. Por isso, pretendemos trabalhar para que o crioulo seja um modo de expressão artística da cultura guineense”, assegurou o Embaixador Francês no país.

Terrence Wills informou que os Presidentes dos dois países trocaram cartas nas quais abordaram a possibilidade de dinamizar as relações bilaterais, porque, segundo o diplomata francês, nos últimos anos a cooperação entre os dois países não atingiu o nível esperado.

“O Presidente da França e o seu homólogo guineense querem reforçar o nível da cooperação, com projectos concretos”, disse Wills.

Ainda esta quarta-feira o Presidente da República recebeu o Embaixador da República Popular da China, Guo Ce, que disse que, apesar de se encontrar no país há um pouco mais de 40 dias, já sente que a Guiné-Bissau está a viver momento de estabilidade governativa.

Acrescenta que, por essa razão acredita que a China pode reforçar os seus apoios à Guiné-Bissau num futuro próximo.

Guo Ce revelou por outro lado que o Presidente guineense manifestou-lhe o desejo de o país poder acolher mais investimentos estrangeiro para o seu desenvolvimento.

Dans la même catégorie