MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Cooperação militar/Forças da Ecomib terminam missão


  11 Septembre      98        Militaire (516), Politique (25356),

 

Bissau, 11 set 20(ANG) – O contingente das Forças de Interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Ecomib) que se encontra no país há oito anos, terminaram hoje a missão.

A cerimonia da despedida das Forças de Ecomib decorreu esta quarta-feira em Bissau e foi presidida pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, na presença de Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, do Senegal  e representantes das organizações internacionais residentes no país.

No acto, as autoridades nacionais condecorar
am o chefe das forças de contingente militar da Ecomib, David Kabre e todo o  estaf do seu Estado Maior com medalhas e diplomas de méritos.

Na ocasião, o Presidente da República salientou  que é com o objectivo de contribuir para a consolidação da paz, estabilidade política no país, que se instalou a referida força militar e paramilitar no país, denominada ECOMIB na sequência do golpe de Estado de 2012 até esta data.

Enalteceu as forças de defesa e segurança nacional por continuarem a não se imiscuir desde de 2014 nos assuntos políticos, permitindo assim o  país estar em paz e estabilidade.

“Tendo em conta os progressos registados no país, no que concerne ao funcionamento das instituições da República, designadamente da Assembleia Nacional Popular(ANP) e do governo, a  CEDEAO decidiu retirar a missão de ECOMIB na Guiné Bissau, instalada desde  2012, com base nas recomendações da 57ª  Cimeira  dos Chefes de Estado e Governo da CEDEAO realizada à 7 de setembro deste ano”,disse.

Por outro lado, afirmou que tendo em conta ainda o papel relevante desempenhado pelas forças da ECOMIB na defesa e segurança das instituições da Republica, em particular dos titulares dos órgãos da soberania e na consolidação da paz, estabilidade política na Guiné-Bissau, por estes factos e em cumprimento do pedido do governo, decidiu-se o agraciar todo o contingente militar da Ecomib com medalha Ordem Nacional de Mérito, Cooperação e Desenvolvimento.

O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, Jean Caude Kassibrou disse que a missão da Ecomib foi cumprida com muito trabalho, sacrifício e determinação.

Jean Caude Kassibrou enalteceu a boa cooperação entre as forças de defesa e segurança nacional com as de Ecomib durante o período de vigência da missão.

Disse que as forças de Ecomib  cumpriu com sua responsabilidade com abnegação, determinação  e  eficácia para estabilização da Guiné Bissau e o retorno à normalidade.

Por sua vez, o comandante das forças de ECOMIB, David Kabre disse esperar que a  paz, estabilidade e segurança  alcançada seja preservada mesmo com as suas partidas e provavelmente da UNIOGBIS.

Disse que a presença do  Presidente da Republica da Guiné Bissau, do representante da CEDEAO, assim como dos chefes das forças Armadas dos países da organização e da comunidade internacional, demonstra o reconhecimento da trabalho feito pelas forças de ECOMIB, para a estabilização da Guiné-Bissau.

As forças de ECOMIB que deixam o país é composta por três países, nomeadamente Burquina Faso, Nigéria, e Senegal e conta com um efectivo militar e paramilitar  de mais 600 homens.

Dans la même catégorie