AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cooperação/Primeiro-ministro de Portugal condena tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro


  5 Mars      45        Politique (25166),

 

Bissau, 05 fev 22 (ANG) – O Primeiro-ministro português condenou hoje os acontecimentos do passado dia 01 de fevereiro na Guiné-Bissau, reafirmando a solidariedade portuguesa para com o governo guineense.
A condenação de António Costa foi feita em declaração conjunta à imprensa , após um encontro com o seu homólogo guineense, Nuno Gomes Nabiam.

O chefe do governo português iniciou, ao princípio da tarde deste sábado, uma visita de 24 horas à Guiné-Bissau.

Disse que a visita significa um apoio à estabilidade, “porque no mundo de hoje os conflitos têm que ser resolvidos por vias democráticas, pelo voto e não de qualquer outra forma”.

“Infelizmente estamos hoje a conhecer realidades de guerra militar muito feroz, inimaginável no continente europeu, e naquelas imagens que vemos devem nos inspirar para perceber o valor da paz, da vida e o valor das instituições democráticas, de que podemos, todos, viver em liberdade, estabilidade necessárias para que o progresso económico possa existir e para que todos possam melhorar as suas condições de vida”, disse.

Informou que o portugal disponibilizou 60 milhões de Euros para investir ao longo dos anos, no país, no quadro do Programa Estratégico de Cooperação(PEC), assinado com o governo guineense, no ano passado, em quatro áreas, válido para cinco anos(2021-2022).

Segundo António Costa, para que estes investimentos produzam efeitos é necessário dar tempo para que esta semente “chegue a terra » e da terra possa florescer. “Para isso é preciso estabilidade”, disse.

De acordo com Antonio Costa, de imediato, quatro projetos devem ser implementados: o primeiro está relacionado ao treino militar, com presença no país, nos próximos meses, de 30 especialistas militares portugueses em diferentes àreas para o cumprimento dessa missão.

“Em segundo lugar, a vontade que temos, assim que haja terreno disponível e muito rapidamente podermos lançar o projeto para a construção, de raiz, de uma escola portuguesa, em Bissau”, revelou o governante portugues.

Antonio Costa disse que o terceiro projeto refere-se a recuperação do navio “Gaboriense” que permitirá fazer uma melhor ligação entre o continente e o arquipélago de Bijagós.

O quarto e último, trata-se do estudo que está a ser desenvolvido para poder classificar uma reserva de biosfera nos arquipélagos dos Bijagós, reforçando as suas condições para a atração de turismo de natureza, que será um contributo para a preservação do patrimônio natural, mas também para o desenvolvimento económico da Guiné-Bissau.

O governante português disse que, assim que for aprovado pelo seu Governo irá adaptá-lo em matéria de vistos e de autorização de residência, o novo Acordo de Mobilidade, de forma a comprir com o seu objectivo,por forma a eliminar as barreiras de circulação que existe entre os cidadãos da CPLP, sobretudo dos guineense que querem visitar Portugal.

O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam disse que a visita vem reforçar a cooperação, em diferentes sectores, no quadro do PEC.

Nabiam revelou que o governo português vai oferecer a Guiné-Bissau uma embarcação de transporte do pessoal e carga, após a sua reparação que custou cerca de milhão de Euros.

Nuno Gomes ainda destacou a existência de um projecto na àrea da biodiversidade, a ser financiado por Portugal, através do fundo do ambiente, com a duração de quatro anos, no valor de 2, 5 milhões de Euros.

No âmbito dos fundos europeus, Nabiam disse que Portugal ir apoiar o país na área de tele-medicina e no combate à Covid-19.

Para o chefe do Governo guineense,a visita de António Costa demonstra a solidariedade do governo português, mas também exalta a estabilidade e segurança para quem queira investir na Guiné-Bissau.

No cumprimento do seu programa de visita, António Costa depositou corôa de flores nos mausoléus de Amilcar Cabral e João Bernardo “Nino” Vieira, na Fortaleza da Amura, em Bissau.

Ainda esta tarde deve manter um encontro com o Chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló que, de seguida, lhe oferecerá um jantar oficial.

Para domingo, último dia de visita, Costa deverá deslocar-se ao Cemitério Municipal de Bissau para deposição de coroa de flores no talhão de portugueses, antes de deixar Bissau rumo a Cabo Verde.

O PEC centra-se nas áreas prioritárias selecionadas de comum acordo entre Bissau e Lisboa, e será operacionalizado através de celebração de protocolos plurianuais sectoriais, onde constem os programas, projectos e ações a executar, com uma clara identificação dos custos e das respectivas fontes de financiamento.

Contempla, no total, seis áreas de intervenção: Educação e Cultura; Justiça Segurança e Defesa; Saúde, Assuntos Sociais e Trabalho; Agricultura, Pescas, Energia e Ambiente;Infraestruturas,Economia e Finanças; e Áreas transversais.

Dans la même catégorie