AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Covid-19: As pessoas devem se consciencializar que não se trata de uma gripe banal, mas uma infecção importante – ministro


  23 Octobre      54        Santé (15315),

 

Espargos, 23 Out (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário volta a acautelar as pessoas no sentido de tomarem consciência do risco, já que o vírus da covid-19 não provoca uma gripe banal, mas sim uma infecção importante que pode ser fatal.
O governante fez essas advertências esta quinta-feira , na ilha do Sal, onde se deslocou, propositadamente, para receber um donativo do Governo Russo que contemplou Cabo Verde com mais de sete toneladas em materiais e equipamentos para fazer face à pandemia.
Esta oferta da Federação da Rússia a Cabo Verde foi oficialmente entregue pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário da Rússia, no País, Vladimir Sokolenko.
Segundo o ministro, a responsabilidade colectiva e individual é fundamental para fazer face à pandemia, já que as medidas são todas conhecidas, nomeadamente de protecção, distanciamento social, higienização e de etiqueta respiratória.
“Tudo isso a população já sabe. Já sabe também que se trata de uma infecção que provoca morte… há mais de um milhão de mortes em todo o mundo provocado pela covid-19… e em Cabo Verde já vamos em 90 mortes. Portanto, as pessoas têm que tomar a consciência de que não é uma gripe banal, mas uma infecção importante que atinge qualquer faixa etária”, acautelou.
O governante volta a insistir que há todo um trabalho a ser feito, mas não basta deixar só pelas autoridades.
“Essa é um a responsabilidade da cada um. Temos todos que estar precavidos. Estamos a fazer o nosso trabalho, a detectar os casos o mais rápidos possível através de testes… a tratar e a seguir dentro daquilo que é possível, já que não há um tratamento específico para a ciovid-19”, explicou.
Arlindo do Rosário pondera ainda, que para além das implicações sanitárias, há que ter também em atenção ao impacto económico que esta pandemia está a provocar no país.
“E, aqui no Sal, na ilha da Boa Vista, onde o turismo é importante como sector de desenvolvimento… estamos a ver esse impacto no aspecto económico. Logo, esta responsabilidade tem que ser colectiva e individual, já que não podemos estar eternamente confinados”, enfatizou em tom de alerta.

Dans la même catégorie