AIP Côte d’Ivoire-AIP/International/ AIMS et Portia organisent le 18ème Sommet sur le Genre (Communiqué) GNA KAIPTC holds an induction course for ECOWAS states AIP Côte d’Ivoire-AIP/International/ Abidjan abrite le premier atelier sur la “Charte graphique et l’identité visuelle de la CEDEAO ” APS LE SÉNÉGAL PERD PRÈS DE 4 MILLIARDS FCFA D’ÉCOTAXES PAR AN (OFFICIEL) MAP Bulletin quotidien d’informations économiques africaines MAP Revue de la presse quotidienne internationale africaine (RPQI-Afrique) APS VERS LA CRÉATION PAR LA FPU D’UNE ASSOCIATION INTERNATIONALE DES ARTISTES POUR LA PAIX APS POISSONS MORTS DANS LE MARIGOT DE MBAO : ABDOU KARIM SALL INDEXE LE NIVEAU DE POLLUTION AIP Côte d’Ivoire-AIP/Covid-19 : Les inquiétudes des autorités sanitaires face au relâchement dans les mesures barrières AGP Gabon : Le PDG soutient le Gouvernement pour la rentrée académique 2020-2021

Covid-19: As pessoas devem se consciencializar que não se trata de uma gripe banal, mas uma infecção importante – ministro


  23 Octobre      11        Santé (8062),

   

Espargos, 23 Out (Inforpress) – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário volta a acautelar as pessoas no sentido de tomarem consciência do risco, já que o vírus da covid-19 não provoca uma gripe banal, mas sim uma infecção importante que pode ser fatal.
O governante fez essas advertências esta quinta-feira , na ilha do Sal, onde se deslocou, propositadamente, para receber um donativo do Governo Russo que contemplou Cabo Verde com mais de sete toneladas em materiais e equipamentos para fazer face à pandemia.
Esta oferta da Federação da Rússia a Cabo Verde foi oficialmente entregue pelo embaixador extraordinário e plenipotenciário da Rússia, no País, Vladimir Sokolenko.
Segundo o ministro, a responsabilidade colectiva e individual é fundamental para fazer face à pandemia, já que as medidas são todas conhecidas, nomeadamente de protecção, distanciamento social, higienização e de etiqueta respiratória.
“Tudo isso a população já sabe. Já sabe também que se trata de uma infecção que provoca morte… há mais de um milhão de mortes em todo o mundo provocado pela covid-19… e em Cabo Verde já vamos em 90 mortes. Portanto, as pessoas têm que tomar a consciência de que não é uma gripe banal, mas uma infecção importante que atinge qualquer faixa etária”, acautelou.
O governante volta a insistir que há todo um trabalho a ser feito, mas não basta deixar só pelas autoridades.
“Essa é um a responsabilidade da cada um. Temos todos que estar precavidos. Estamos a fazer o nosso trabalho, a detectar os casos o mais rápidos possível através de testes… a tratar e a seguir dentro daquilo que é possível, já que não há um tratamento específico para a ciovid-19”, explicou.
Arlindo do Rosário pondera ainda, que para além das implicações sanitárias, há que ter também em atenção ao impacto económico que esta pandemia está a provocar no país.
“E, aqui no Sal, na ilha da Boa Vista, onde o turismo é importante como sector de desenvolvimento… estamos a ver esse impacto no aspecto económico. Logo, esta responsabilidade tem que ser colectiva e individual, já que não podemos estar eternamente confinados”, enfatizou em tom de alerta.

Dans la même catégorie