AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Covid-19: Associação dos DJ classifica de “caótica” a situação da classe em Cabo Verde


  9 Septembre      81        Santé (15315),

 

Cidade da Praia, 09 Set (Inforpress) – O representante da Associação dos DJ de Cabo Verde, Carlos Fonseca, conhecido por DJ Pensador, classificou hoje de “caótica” a situação de muitos DJ no País, que estão sem trabalhar desde Março, devido à pandemia do novo coronavírus.
“A situação é complicada, há DJ que dependiam totalmente dos seus trabalhos no fim-de-semana e no meio da semana, mas agora com esta actual situação os DJ estão apertados. Há DJ que tinham feito investimentos em aparelho novo, outros fizeram empréstimo bancário para investir nos aparelhos e agora estão numa situação completamente caótico”, disse Carlos Fonseca em declarações à Inforpress.
A maioria dos DJ, informou, não estão inscritos no sistema de previdência social, por isso não foram contemplados com os apoios do Governo e como consequência dessa pandemia, neste momento, muitos estão a viver em “extrema carência”.
A associação tem chamado a atenção da classe sobre esta questão e com o início da pandemia reforçaram esse apelo para que os DJ “façam a sua inscrição no Instituto Nacional de Previdência Social”.
“Se tivessem feito a inscrição e pagado as contas com o Estado, neste momento, tínhamos mais poder de chegar à frente do Estado e exigir alguma coisa”, disse, ajuntando que estão à procura de alternativas para beneficiar a classe e uma delas passa por preparar um protocolo com a Sociedade Cabo-verdiana de Música no sentido de ao pagarem pelos direitos autorais também sejam beneficiados.
Alguns DJ que vivem nos Estados Unidos da América têm procurado realizar algumas acções para também apoiarem os DJ com mais carência em Cabo Verde.
O Governo anunciou no dia 29 de Maio, que os eventos culturais serão retomados no dia 31 de Outubro e que a organização dos eventos deve cumprir algumas normas de condições de segurança sanitária.
Entretanto, com os “pés assentes no chão”, a classe dos DJ não está confiante de que a situação vai voltar à normalidade tão cedo, facto que os leva a solicitar um encontro entre o Governo, os DJ, os artistas e os promotores de eventos.
“Queríamos que quem de direito nos ouvissem para que possamos apresentar as nossas sugestões, para que possamos discutir e traçar uma estratégia. Sabemos que esta pandemia não é culpa de ninguém em Cabo Verde, mas são coisas que temos que contribuir para evitar”, frisou.
Todos querem regressar ao trabalho, mas, assegurou, ninguém quer colocar a sua vida, a do público e nem dos seus familiares em risco, por isso, há que analisar como será esse regresso a partir do dia 31 de Outubro.
Os DJ, segundo Carlos Fonseca, também têm estado a contribuir para sensibilizar as pessoas levando informação das autoridades sanitárias sobre os cuidados a ter com esta doença.
Conforme informou, logo que a pandemia chegou a Cabo Verde, os DJ, que foram também um dos primeiros a suspender as suas actividades, procuraram sensibilizar as pessoas colocando música a partir da varanda ou do terraço das suas casas, com os seus próprios recursos, passando mensagens da Delegacia de Saúde para que as pessoas fiquem em casa e respeitem todas as regras estabelecidas.
Considerando que muitos estão “sem alento”, Carlos Fonseca apela às autoridades e à própria sociedade civil a respeitarem o trabalho dos DJ e a darem mais atenção à classe, porque estes “não são boêmios”, mas sim são artistas e animadores.

Dans la même catégorie