APS MBOUR : LA DISTRIBUTION DE L’AIDE ALIMENTAIRE AURA BIEN LIEU DANS LES PROCHAINS JOURS (PRÉFET) MAP Le président Nigérian soutient la réélection du président de la BAD MAP Gabon/coronavirus : 148 nouveaux cas, 2803 au total ACI REPRISE DES COURS APRÈS DEUX MOIS D’INTERRUPTION À CAUSE DE LA COVID-19 AGP Gabon : Les hommages de la République à Guy François Mounguengui Koumba MAP Coronavirus : la Côte d’Ivoire franchit la barre des 3.000 cas ANP Un consortium d’investisseurs pakistanais disposés à investir dans la production de l’énergie au Niger (Diplomate) ANP 24 millions d’euros de l’Allemagne pour intensifier les efforts de renforcement de la résilience au Niger ANP COVID-19 : L’Ambassadeur de Chine au Niger félicite le Président Issoufou pour sa clairvoyance dans la lutte contre la pandémie AIP La Côte d’Ivoire franchit la barre des 3000 cas confirmés de coronavirus (DG Santé)

Covid-19/ Boa Vista: DNS diz que o estado de quarentena que se vive na ilha “não é nenhum castigo mas um acto heróico”


  30 Mars      16        Santé (5475),

   

Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – O director Nacional da Saúde prestou domingo uma homenagem aos 200 funcionários de dois hotéis na Ilha da Boa Vista, considerando que a quarentena que estão a cumprir “não é nenhum castigo, mas sim um acto heróico”.

Durante a conferência de imprensa para actualização dos dados do covid-19 no País, Artur Correia considerou que esses trabalhadores são os “verdadeiros heróis” da Boa Vista e também de Cabo Verde, nesta luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Revelou que todos os dias, 24 horas por dia, estes trabalhadores estão nas suas cabeças e estão presentes nas suas preocupações, por isso é que como director Nacional da saúde rende-lhes esta homenagem pela forma como estes têm-se comportado durante os 10 dias de quarentena.

Entretanto, apelou a essas pessoas que obedeçam e sigam as recomendações do Governo e do Ministério da Saúde em relação ao distanciamento espacial, de evitar aglomeração de pessoas dentro do hotel e de restrição social dos convívios, para que daqui a quatro dias saiam do hotel “sãs e salvos” e sem contaminação por covid-19.

O director Nacional da saúde garantiu que todas as pessoas que estão em quarentena nos hotéis da Boa Vista e na cidade da Praia estão a ser seguidas, presencialmente, com um ou dois profissionais de saúde.

Informou ainda que todos estão a cumprir, na íntegra, as recomendações, isolados nos seus respectivos quartos, com máscaras e estão a receber comida em embalagens descartáveis.

O responsável acrescentou que, neste momento, estão a programar um estudo para ver qual é que seria a prevalência ou a circulação do vírus a nível dos hotéis na Praia e na Boa Vista.

“Esperemos que não haja circulação do vírus nos hotéis, mas vamos fazer um estudo para, de facto, confirmar essa nossa previsão de que não haveria nos hotéis, mas nunca nessa questão das pandemias estamos seguros e esse estudo vai nos dar uma ideia para podermos aumentar a nossa capacidade de vigilância e agir rapidamente”, assegurou.

Para a administração dos hotéis, apelou a reforçarem a higiene, a limpeza e a desinfecção dos locais públicos, internamente nos hotéis, de todos os aposentos e também higiene individual de todas as pessoas que se encontram confinadas nas unidades hoteleiras.

Ainda em relação ao procedimento para descartar os materiais de teste, Artur Correia assegurou que cada hotel segue as normas orientadoras da direcção da Saúde de como fazer esses procedimentos e ainda seguem as suas próprias mornas.

Entretanto, neste caso concreto das quarentenas, a recomendação é que o lixo tem de merecer uma atenção especial para a sua desinfecção, antes do seu descarte.

Questionado como é que as amostras estão a ser recolhidas das outras ilhas para o laboratório na cidade da Praia, Artur Correia explicou que a autoridade nacional da saúde está a aproveitar todas as idas e vindas de barcos e de aviões que levam materiais para abastecer as ilhas para trazer as colheitas feitas.

O director Nacional da Saúde aproveitou para pedir a colaboração de todas as pessoas nas diversas ilhas para durante o período de quarentena colaborarem e respeitarem as medidas de restrições para a segurança sanitária no País.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na Cidade da Praia, ficando por confirmar os dois testes “inconclusivos”.

Entre os três casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou mais de 640 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 30.000.

AM/JMV

Dans la même catégorie