MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali MAP Le Togo adopte une nouvelle Constitution AIP MASA 2024 : la CEDEAO octroie deux prix pour encourager la créativité artistique de la jeunesse dans l’espace régional AIP Wêrê wêrê Liking invite les acteurs de théâtre africains à jouer en Amérique Latine AIP L’Africa sport d’Abidjan bat ISCA (1-0) et prend une bonne option pour la ligue 1 APS SENEGAL-SPORT / Les qualités d’un sportif de haut niveau au menu d’une conférence à Saint-Louis APS SENEGAL-COLLECTIVITES-CRISE / Les travailleurs invités à faire des propositions soutenables de résolution de la crise (ministre) APS SENEGAL-SOCIETE / Plaidoyer pour que le 26 septembre soit déclaré jour férié ANP Lutte contre la délinquance financière : Près de 43 milliards de CFA recouvrés par la CoLDEFF à la date du 19 avril APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar

Covid-19: Cabo Verde antecipa reabertura de discotecas para 30 de Outubro


  15 Octobre      88        Santé (15362), Société (45067),

 

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que o Governo vai antecipar para 30 de Outubro a permissão de actividade de dança em discotecas, clubes e pub dancing, cuja abertura estava prevista para 01 de Dezembro.
É uma decisão que, segundo uma publicação do Chefe do Governo, feita na rede social Facebook, leva em consideração os registos da taxa de incidência e do ritmo de transmissão baixos e a dinâmica da vacinação conseguida e em curso.
Ainda na mesma publicação, Ulisses Correia e Silva avançou que até 13 de Outubro, 79,3% da população com idade igual ou superior a 18 anos estará vacinada contra a COVID-19, com pelo menos uma dose e 49% com vacinação completa de duas doses.
Entretanto, alerta o primeiro-ministro que estes estabelecimentos devem estar devidamente licenciados e com alvarás para exercerem a actividade.
Os clientes deverão, por seu turno, apresentar e estarem munidos de certificado COVID-19 válido de vacinação com esquema vacinal completo de duas doses.
Quanto aos eventos culturais em recintos e espaços com controlo de entradas, deixam de ter limites de lotação, sem prejuízo do cumprimento de regras e normas de segurança.
Continua ainda, segundo Ulisses Correia e Silva, a ser exigida para a entrada e frequência, a apresentação de certificado Covid válido de pelo menos uma dose ou teste válido.
“O governo irá antes do dia 30 de Outubro publicar uma resolução que irá conter as medidas que acima anunciei”, escreveu
Cabo Verde contabiliza neste momento 418 casos activos, 37.187 casos recuperados, 347 óbitos, 15 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 37.976 casos positivos acumulados.
Praia continua a ser o município mais afectado, com 214 casos activos, seguido de São Vicente (78), Ribeira Brava (27) e Porto Novo (26).
No sentido de mitigar as consequências da pandemia, as autoridades apelam às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a covid-19 que está, de forma que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.
Reforçam também o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias.
A covid-19 provocou pelo menos 4.870.405 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.

Dans la même catégorie