Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente Inforpress Fogo: Comité de Turismo Juvenil é uma forma dos jovens terem voz em matéria do turismo – responsável Inforpress Loco MusicCompany recebe autorização para emitir códigos internacionais de gravação padrão AIB La société minière Iamgold Essakane félicitée par le gouvernement pour son exemplarité AIP La CCI-CI plaide pour une facilitation des procédures d’obtention de visas entre la Côte d’Ivoire et le Vietnam AIP Football/Ligue 1 : L’ASEC en manque d’efficacité faute de joueur décisif en attaque AIP Beugré Mambé se félicite des fruits de la collaboration entre la Côte d’Ivoire et le Ghana dans le secteur du cacao

Covid-19: Cruz Vermelha lança segunda fase do Programa Alimentar Nutricional


  19 Février      27        Société (45061),

 

Cidade da Praia, 19 Fev (Inforpress) – A 2ª fase do Programa Alimentar Nutricional, apresentada hoje pela Cruz Vermelha de Cabo Verde (CVCV), pretende responder às necessidades alimentares e nutricionais de cerca de 20 mil famílias cabo-verdianas mais vulneráveis no contexto da covid-19.
O lançamento da 2ª fase do Programa Alimentar Nutricional foi feito durante o encontro do Conselho Superior da Cruz Vermelha de Cabo Verde, que está reunido durante todo o dia de hoje para a aprovação do relatório de actividades e contas de 2020, orçamento e plano de actividades de 2021.
O presidente da CVCV, Arlindo de Carvalho, em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de lançamento do referido programa, avaliou positivamente as acções desenvolvidas durante a 1ª fase do programa, realçando que na 2ª fase a abrangência será nacional.
O projecto, conforme lembrou, visa fortalecer a resiliência das famílias cabo-verdianas mais vulneráveis que foram afectadas pelos três anos consecutivos de seca e que agravou pela perda de meios causada pela pandemia de covid-19.
“No quadro do nosso plano de contingência, conseguimos mobilizar um conjunto de recursos para fazer face à covid-19 e auxiliar os poderes públicos, desenvolvemos uma primeira fase a nível da assistência psicossocial e segurança alimentar e conseguimos atingir cerca de 20 mil famílias. Entendemos que a situação pandémica perdura e as pessoas continuam com problemas e decidimos melhorar o conteúdo do programa”, afirmou.
Asseverou, neste sentido, que para esta fase, que prevê atingir igualmente cerca de 20 mil famílias cabo-verdianas a nível nacional, a Cruz Vermelha de Cabo Verde constatou a necessidade de se melhorar o programa, introduzindo novas valências, nomeadamente a assistência psicossocial.
Destacou, por outro lado, que a CVCV, além do Programa Alimentar Nutricional, tem em curso outros projectos para dar respostas aos desafios que o País enfrenta nos vários sectores, informando que a CVCV tem no terreno cerca de 1500 voluntários e que a organização tem sabido cumprir a sua missão no contexto da covid-19.
Durante a 1ª fase do programa foram contemplados os municípios de Santa Cruz, São Domingos, São Salvador do Mundo, Ribeira Grande de Santiago, Tarrafal, Santa Catarina, Calheta de São Miguel e São Lourenço dos Órgãos, todos na ilha de Santiago, Ribeira Grande, Paúl e Porto Novo em Santo Antão, Santa Catarina do Fogo e o município da ilha do Maio.
Para além das pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, o programa prevê auxiliar indivíduos com problemas de saúde e desnutrição, grávidas, mães solteiras, doentes crónicos, campesinos, migrantes estrangeiros em situação de carência e grupos marginalizados.
O Programa Alimentar Nutricional é financiado pelo Governo do Canadá, em parceria com a CVCV, Governo de Cabo Verde, câmaras municipais e outros parceiros nacionais.

Dans la même catégorie