APS LES RECOMMANDATIONS DE CEERNO SILEYMAANI BAAL GRAVÉES SUR UNE SCULPTURE POUR LA MÉMOIRE COLLECTIVE ANP Echange à Niamey entre le Chef de l’Etat Nigérien Issoufou Mahamadou et Secrétaire Général de la ZLECAF ANP Covid-19 : 6,560 milliards de Fcfa de l’Allemagne pour soutenir le plan de riposte à la pandémie au Niger ANP Décès à Niamey de l’ancien Président de la République Tandja Mamadou ANP L’Hôtel Gaweye de Niamey sur le point d’être repris par le groupe Bravia ANP La société ORANO Mining Niger fait don d’équipements d’une valeur de 125 millions de CFA aux sinistrés des inondations du département de Kollo MAP Décès de l’ancien président nigérien Mamadou Tandja APS UN CENTRE DE FORMATION VEUT PROFITER DU TOURNOI DE L’UFOA POUR MIEUX EXPOSER SES PENSIONNAIRES APS TOURNOI DE QUALIFICATION DE LA CAN DES U20 : LA GAMBIE COMPLÈTE LE CARRÉ D’AS APS TOURNOI DE QUALIFICATION : LA GAMBIE NE CRAINT AUCUNE ÉQUIPE EN DEMI-FINALES (COACH)

Covid-19: Governo e OMS assinam acordo de financiamento para melhorar sistemas de vigilância e laboratorial


  29 Octobre      10        Société (25163),

   

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O Ministério da Saúde e da Segurança Social e a Organização Mundial da Saúde assinaram hoje, na Praia, um acordo de financiamento no valor de 92 mil contos para melhorar o sistema laboratorial e vigilância no País.
O documento foi rubricado pelo representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo e pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e aconteceu no âmbito da prevenção e combate à pandemia da covid-19.
Na ocasião o governante explicou que o apoio está avaliado em 92.300 contos e vai ajudar na prevenção, no reforço laboratorial, dos recursos humanos, da informação sanitária e no acompanhamento dos doentes em isolamento domiciliar.
“Nós queremos reforçar a parte do tratamento específico, sobretudo a nível do reforço dos cuidados intensivos, estamos a trabalhar no Hospital Agostinho Neto para melhorar essa capacidade assim como fizemos também no Sal e na Boa Vista no nível diferente. Com a OMS está previsto, dentro deste financiamento, o reforço de médicos em termos de intensivistas”, referiu.
Por outro lado, adiantou que em complementaridade com o Hospital Agostinho Neto poderá também apoiar na deslocação dos doentes da hemodiálise.
Por seu turno, o representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Hernando Agudelo, considerou que perante a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus, a nível mundial, é necessário reforçar ainda mais as medidas de prevenção e de vigilância.
Adiantou que os recursos disponibilizados pela OMS vão permitir a Cabo Verde melhorar o sistema de vigilância dos casos suspeitos, dos contactos, bem como o seguimento domiciliar de casos da covid-19 e melhorar, ainda mais, o sistema laboratorial.
“Estes recursos humanos vão ajudar também a nível das delegacias de Saúde, que estão envolvidas neste processo e esperemos que o trabalho laboratorial seja ainda mais rápido”, apontou o responsável.
Consta ainda deste financiamento, uma ambulância, equipamentos de protecção individual, como viseiras, óculos de protecção, botas, mascaras cirúrgicas e KN95, concentradores de oxigénio destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.

Dans la même catégorie