AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire AIP Le ministère de la Culture s’engage à accompagner l’initiative Côte d’Ivoire Film Commission AIB Burkina : un festival international de la parenté à plaisanterie le 11 mai à Ouagadougou AIB Burkina : l’axe Léo-Neboun dégagé pour une circulation plus fluide et sécurisante AIB Endeavour Mining apporte 30 millions FCFA pour l’organisation de la SNC 2024

Covid-19: Governo e OMS assinam acordo de financiamento para melhorar sistemas de vigilância e laboratorial


  29 Octobre      27        Société (45114),

 

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O Ministério da Saúde e da Segurança Social e a Organização Mundial da Saúde assinaram hoje, na Praia, um acordo de financiamento no valor de 92 mil contos para melhorar o sistema laboratorial e vigilância no País.
O documento foi rubricado pelo representante da OMS em Cabo Verde, Hernando Agudelo e pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário e aconteceu no âmbito da prevenção e combate à pandemia da covid-19.
Na ocasião o governante explicou que o apoio está avaliado em 92.300 contos e vai ajudar na prevenção, no reforço laboratorial, dos recursos humanos, da informação sanitária e no acompanhamento dos doentes em isolamento domiciliar.
“Nós queremos reforçar a parte do tratamento específico, sobretudo a nível do reforço dos cuidados intensivos, estamos a trabalhar no Hospital Agostinho Neto para melhorar essa capacidade assim como fizemos também no Sal e na Boa Vista no nível diferente. Com a OMS está previsto, dentro deste financiamento, o reforço de médicos em termos de intensivistas”, referiu.
Por outro lado, adiantou que em complementaridade com o Hospital Agostinho Neto poderá também apoiar na deslocação dos doentes da hemodiálise.
Por seu turno, o representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Hernando Agudelo, considerou que perante a segunda vaga da pandemia do novo coronavírus, a nível mundial, é necessário reforçar ainda mais as medidas de prevenção e de vigilância.
Adiantou que os recursos disponibilizados pela OMS vão permitir a Cabo Verde melhorar o sistema de vigilância dos casos suspeitos, dos contactos, bem como o seguimento domiciliar de casos da covid-19 e melhorar, ainda mais, o sistema laboratorial.
“Estes recursos humanos vão ajudar também a nível das delegacias de Saúde, que estão envolvidas neste processo e esperemos que o trabalho laboratorial seja ainda mais rápido”, apontou o responsável.
Consta ainda deste financiamento, uma ambulância, equipamentos de protecção individual, como viseiras, óculos de protecção, botas, mascaras cirúrgicas e KN95, concentradores de oxigénio destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.

Dans la même catégorie