AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Covid-19/ Mais de 100 trabalhadores de hotel Leadger Líbia Hotel mandados para casa


  4 Juin      36        Société (44869),

 

Bissau, 04 jun 20 (ANG) – Mais de 100 colaboradores do Hotel Leadger Líbia  foram mandados para casa, por falta de clientes devido à pandemia do novo coronavírus, disse a Lusa o porta-voz do comité de trabalhadores daquele estabelecimento hoteleiro.
Tumane Seidi disse que a administração do Leadger Líbia Hotel, propriedade da empresa Laiko, comunicou a intenção de suspender o contrato dos colaboradores, a partir de 01 de junho e até agosto, alegando que o hotel está sem clientes.
A medida irá afetar mais de 100 colaboradores, observou Seidi, que a considera ilegal à luz do decreto do estado de emergência emitido pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que proíbe o despedimento dos funcionários durante a vigência da medida.
O comité de trabalhadores do hotel vai escrever, ainda hoje, cartas para Umaro Sissoco Embaló, para o primeiro-ministro, Nuno Nabian, para a ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, e para a embaixada da Líbia em Bissau.
« Queremos saber o que será de nós, porque não estamos a compreender o que se passa », afirmou Tumane Seidi.
Os trabalhadores estão a tentar fazer a administração do hotel voltar atrás com a medida, mas se até sexta-feira não houver entendimento,  provêm realizar uma vigília à porta do estabelecimento para impedir a entrada de pessoas.
Tumane Seidi disse que « o mais caricato » é o facto de antes de comunicar a decisão de suspender os contratos « que muitos nem têm », a administração do hotel ordenou que muitos colaboradores entrassem de férias e quando retomaram o serviço foi-lhes dito que deviam ficar todos em casa.
Seidi acusa a administração do hotel de não estar a pagar os descontos dos trabalhadores na Segurança Social desde 2016.
A Lusa refere que tentou sem sucesso  uma reação da administração do hotel.
No âmbito do combate à covid-19, o Presidente guineense prolongou, pela quarta vez, o estado de emergência até 10 de junho.
A Guiné-Bissau registou desde março mais de 1.300 casos de infeção por covid-19 no país, que já provocou oito vítimas mortais.
Em África, há 4.601 mortos confirmados em mais de 162 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 382 mil mortos e infetou mais de 6,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 2,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Dans la même catégorie