AGP Mandiana/Environnement : Des dispositions à prendre pour diminuer toute forme d’exploitation de l’or pour éviter la dégradation. GNA 350,000 existing ECG customers to benefit from Pokuase BSP GNA Partner with religious groups to attain immunization targets – MCE GNA Political violence due to family breakdown, high unemployment-Survey GNA Mineworkers’ Union calls for free and fair elections GNA Intensify voter education to reduce spoiled and rejected ballots-CCOD GNA ISODEC launches election monitoring portal GNA GJA receives support from Coca-Cola and JN Products APS PLUS DE 17 MILLIARDS POUR LE MINISTÈRE DE LA JEUNESSE APS NÉNÉ FATOUMATA TALL ADMET DES LIMITES DANS LA PRISE EN CHARGE DE LA JEUNESSE

Covid-19: Ministro da Saúde efectua hoje visita sanitária à ilha do Fogo


  3 Novembre      7        Santé (8175),

   

São Filipe, 03 Nov (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, efectua hoje uma visita sanitária à ilha do Fogo, no quadro da pandemia do novo coronavírus, causador da doença covid-19.
De acordo com uma nota de imprensa, o titular da pasta da Saúde e da Segurança Social terá encontros de trabalho com responsáveis do sector da Saúde e com as autoridades locais para se inteirar da situação e da evolução da pandemia a nível da ilha, além de discutir as medidas preventivas e de combate concretizadas pelas instituições envolvidas para fazer face à pandemia.
De entre as autoridades com as quais Arlindo do Rosário deve reunir-se destacam-se a Protecção Civil e a Polícia Nacional, sendo que o encontro acontece na tarde de hoje nas instalações do hospital regional São Francisco de Assis.
A visita de Arlindo do Rosário acontece numa altura em que a ilha regista vários novos casos positivos, com destaque para o município e a cidade de São Filipe, considerado o novo epicentro das infecções e que tem preocupado as autoridades sanitárias, e não só, a nível da ilha.
No município dos Mosteiros, a delegação do Ministério da Educação decidiu suspender as actividades lectivas e funcionamento da escola básica de Achada Grande, zona sul, por um período de dez dias com efeito a partir de segunda-feira, 02 de Novembro,
Através de um comunicado publicado na página da delegação, a direcção do Agrupamento 1 das Escolas dos Mosteiros justifica esta decisão com o surgimento de um caso positivo da covid-19 num professor da referida escola.
A direcção do agrupamento apelou igualmente a todos os funcionários, professores e alunos contactantes do professor ou que estejam a sentir alguns sintomas relacionados com a covid-19 para entrarem em contacto com a estrutura de Saúde dos Mosteiros para serem testados.
Na última segunda-feira, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, no município de São Filipe não foi notificado nenhum novo caso positivo, mas também não foi processada qualquer amostra, apenas o registo de cinco pessoas recuperadas.
No município dos Mosteiros também não foi notificado nenhum caso e não se processo qualquer amostra e no município de Santa Catarina do Fogo foram processadas 11 amostras com três novos casos positivos.
Com os novos casos de segunda-feira a ilha do Fogo aproxima-se dos 600 casos acumulados da covid-19, desde o surgimento do primeiro caso a 17 de Agosto, sendo 174 dos Mosteiros, 397 de São Filipe, e, 20 em Santa Catarina, com um total de cinco óbitos, distribuídos pelos municípios dos Mosteiros (01), Santa Catarina (01) e São Filipe (03).
Neste momento, a ilha contabiliza 132 casos activos, dos quais 121 no município de São Filipe, seis nos Mosteiros e cinco em Santa Catarina e com várias dezenas de pessoas em isolamento domiciliar aguardando os resultados de testes PCR para o qual foram já recolhidas amostras para o efeito.

Dans la même catégorie