AIP Une campagne de distribution gratuite de moustiquaires imprégnées débute en mai (Ministère) ANP Les USA discutent avec les autorités nigériennes d’un ‘’retrait ordonné et responsable’’ de ses troupes stationnées dans le pays (Pentagone) MAP Les entreprises sud-africaines peinent à s’adapter sur les marchés africains (experts) MAP Le service de la dette a représenté 47,5 % des recettes publiques en Afrique subsaharienne en 2023 (Vice-SG de l’ONU) AIP L’Ivoirien Paul Koffi Koffi participe à un panel de haut niveau à l’université de Harvard AIP REVUE DE PRESSE : Plusieurs sujets traités par les confrères ce 25 avril 2024, dont les grands changements annoncés dans le concours de la Fonction publique en Côte d’Ivoire en 2024 AIP La phase 2 du projet Baleine lancée avec la fabrication des structures sous-marines AIP SMI 2024: La Côte d’Ivoire et la France partagent leurs expériences en matière d’économie sociale et solidaire MAP Au moins 24 morts dans le naufrage d’une embarcation de migrants au large de Djibouti (nouveau bilan) Réunion de coordination des humanitaires relative à la gestion des demandeurs d’asile en Côte d’Ivoire

Covid-19 veio demonstrar as diferenças entre quem tem literacia digital e quem não a tem – governante


  9 Octobre      53        Technologie (1038),

 

Cidade da Praia, 09 Out (Inforpress) – O secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional disse que a pandemia da Covid-19 veio demonstrar as diferenças entre quem tem literacia digital e quem não a tem, realçando que é preciso apostar na formação.
Pedro Lopes fez estas considerações esta quinta-feira em declarações à Inforpress à margem da sua participação, on-line, no Conclave Ministerial de Capital Humano, que aconteceu no âmbito da Reunião Anual do FMI e do Banco Mundial, que decorre em Washington, Estados Unidos da América.
“Foram mais de 70 países que foram representados pelos seus governantes, onde partilharam experiências e desafios da contínua aposta do capital humano, mesmo em tempo da Covid-19. Nós, enquanto país que faz parte deste projecto, estivemos presentes para mostrar aquilo que temos feito e também para aprender com a experiência de outros países”, informou.
Cabo Verde, mesmo tendo presente a pandemia da Covid-19, disse Pedro Lopes, continua a apostar na formação profissional.
“Nós não paramos, é uma aposta contínua na formação profissional. Não deixar ninguém para trás na área digital também é um dos motes deste ano na educação em Cabo Verde e foi o tema de abertura do ano lectivo”, prosseguiu.
O governante referiu, entretanto, que o país tem os seus desafios e que esta pandemia veio trazer desafios para a educação em Cabo Verde.
“Queremos apostar cada vez mais no digital. Apostar no capital humano e não perder o foco na aposta contínua nas pessoas. Sabemos que o vírus veio a declarar cada vez mais as diferenças entre pessoas que têm literacia digital e aquelas que não têm”, frisou.
Pedro Lopes avançou ainda que o governo pretende continuar a formar jovens para esta nova oportunidade, que já o era antes desta pandemia da Covid-19 mas que “certamente”, vai dominar o futuro, ficando o mundo dividido entre quem tem conhecimento digital e quem não tem.
“Nós queremos que os nossos jovens não sejam apenas espectadores, mas sim actores deste mundo em mudança. Têm que se capacitar. Esta é uma nova realidade”, defendeu.
O secretário de Estado para a Inovação e Formação Profissional disse ainda que, de um momento para outro, em Cabo Verde, todos começaram a usar ferramentas digitais que antes não utilizavam.
“Houve a necessidade de nos adaptarmos rapidamente”, completou Pedro Lopes, acrescentando que o governo tem criado “diversos programas”.
Ainda nas suas declarações, Pedro Lopes referiu que o digital tem a vantagem pelo facto de a dimensão do país não deixa de ser um factor crucial.
“E nós queremos que os jovens aproveitem esta oportunidade. Esta é a palavra-chave: nós criarmos oportunidade para que os jovens possam depois ter sucesso e fazer do digital o seu negócio”, concluiu.

Dans la même catégorie