AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco MAP Afrique du Sud : Jacob Zuma indemne après un accident de voiture (parti) MAP L’Afrique du Sud, un point chaud de la pollution atmosphérique dans le monde (Greenpeace) AIB Gestion des refugiés : le Mali, le Burkina et le HCR signent un accord tripartite révisé AIB Burkina : Le Premier ministre s’engage pour la restauration du parc Bangr Wéogo AIB Burkina : Plus de 10 milliards de FCFA engagés en 2024 pour booster la production locale de la volaille et du poisson APS SENEGAL-CULTURE-FINANCEMENT / Lancement officiel des activités du Fonds de développement des cultures urbaines et des industries créatives AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective

Covid-19/ACOBES e o Deputado Hussein Farat distribuem terça-feira quatro mil máscaras, em Bissau


  1 Juin      88        Société (44867),

 

Bissau, 01 jun 20 (ANG) – A Associação de Consumidores, Bens e Serviços(Acobes),  em parceria com o Deputado da Nação Hussein Farat fazem na terça-feira a distribuição de 4 mil máscaras como forma de reduzir o contagio de covid-19, em diferentes mercados da capital Bissau.
O anúncio foi feito hoje pelo Presidente da ACOBES, em entrevista exclusiva  à ANG sobre uso obrigatório das mascaras decretada pelo executivo no quadro da prevenção de covid-19 e o poder de compra dos consumidores.
Bambó Sanhá disse a medida deveria ser acompanhada de  uma campanha de sensibilização junto da população sobre a necessidade do uso das máscaras.
Sanhá acrescenta  que qualquer medida do  executivo, para que tenha eficácia é necessário que seja  acompanhada de criação de condições mínimas para o seu cumprimento, mas, segundo disse, “isso não aconteceu”.
“Com isso, quero dizer que aquando da tomada desta medida da parte de governo, imediatamente, devia  haver disponibilidade de máscaras em grande quantidade e de qualidade nas lojas, num preço acessível, porque, nessa altura, o Povo se depara com dificuldades em termos de mobilidade e de fraca capacidade  de compra”,lamentou o Presidente da ACOBES
Bambó Sanhá recomenda as autoridades a criação de  parcerias com algumas alfaiatarias capazes de confeccionar máscaras com bons materiais para prevenção de covid-19, num preço razoável.
O preço das máscaras, segundo dois  costureiros contactados pela ANG, variam actualmente entre 250 e 1500 fcfa, cada, algumas delas sem qualidade, situação que Bambo Sanhá considera de “roubo aos consumidores”.
“O Estado de emergência decretado pelo Presidente da República para a prevenção covid-19 criou mais dificuldades à população em termos de mobilidade e piorou ainda mais a sua fraca capacidade do poder de compra”, disse Sanhá.
Sugere que as autoridades indicassem à  diferentes alfaiatarias o material que deve ser usado para a confecção de máscaras, “que irá de facto proteger a população”.
Relativamente ao aumento de casos de covid-19 no país, o Presidente da ACOBES aconselha  a população em geral sobre a necessidade de cumprir com as recomendações dadas pelos técnicos de saúde e outras organizações, e lamenta, por outro lado, a  atitude de alguns cidadãos que continuam a negar  a existência da Covid-19 na Guiné-Bissau.
Indicou, para justificar a sua  opinião, a  aglomeração que se verifica em algumas  instituições públicas e privadas, e sugeriu que se faça  maior controlo das deslocação para o interior do país, por não haver recursos humanos e financeiros para combater a pandemia, caso a doença atinja todo o território nacional.
O Governo, na pessoa de seu porta-voz, Serifo Jaquité tem  lamentado a impossibilidade de adquirir máscaras para toda a população da Guiné-Bissau, estimada em cerca de dois milhões de habitantes.

Dans la même catégorie