MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé ACI Congo/France: Gérard Larcher pour le renforcement des liens parlementaires entre les deux Sénats AGP Guinée : Une délégation du bureau du procureur de la Cour pénale internationale séjourne à Conakry ACI Congo/Recherche scientifique/Remise officielle du matériel de recherche à l’IRA ACI Congo/Social: Les Employés de la Sopeco réclament l’Intervention du Chef de l’État ANP Le Ministre nigérien de l’Economie et des Finances participe par visio-conférence à la 1ére réunion du Conseil des Ministres de l’UEMOA Inforpress Defesa Nacional: “Exercício Granite Falco inaugura nova etapa na relevante e histórica cooperação entre Cabo Verde e os EUA” – Governo

Covid-19/Alta Comissária considera Líderes de Opinião elementos chaves na luta contra pandemia


  27 Août      25        Santé (15315),

 

Bissau, 27 Ago  20 (ANG) – A Alta Comissária para o Combate ao Covid-19 disse hoje que os Líderes de Opiniões têm um papel importante na luta contra a propagação do coronavírus no país.

Magda Robalo que falava na cerimónia de lançamento de uso correcto

de mascarás de protecção facial e da formação de Líderes Tradicionais e Religiosos sobre o comprometimento comunitário na luta contra a pandemia de covid-19 disse que apesar de a luta contra coronavírus não começar muito cedo,  deseja que alguma coisa mude a partir  hoje.

“E vocês como pessoas influentes e respeitadas nas vossas comunidades, espero que depois deste encontro vão regressar para trabalhar com as populações no sentido de ajudar mutuamente para nos ajudar no combate contra esta doença”, disse.

Robalo afirmou julgar que a partir de hoje, se muitos problemas de que se queixam em relação ao Covid-19 não mudar é porque não fizeram um bom trabalho.

Robalo acrescentou que a partir de hoje, 27 de Agosto até o próximo dia 05 de Setembro vâo ter três grupos a serem formados em três locais diferentes, adiantando que, até lá pensam formar cerca de 300 Líderes Religiosos e Tradicionais.

Para Magda Robalo, se não se unir as mãos não  vai ser possível  lutar contra a Covid-19 .

 “Por isso aconselho um bom uso de máscaras de uma forma correcta que passa por lavar, passar ferro e não se deve o usar por mais de quatro ou seis horas de tempo, por isso estamos a esforçar para que cada guineense possa ter pelo menos uma ou duas máscaras “,disse.

Por seu turno, o representante da Organização Mundial de Saúde na Guiné-Bissau  (OMS) destacou que o uso correcto de máscaras sistematicamente, a par da lavagem de mãos, do distanciamento  físico e do confinamento, fazem parte das medidas de prevenção contra a Covid-19 .

Jean Marie Kipela frisou que a boca, as mãos o nariz e os olhos são as partes do corpo humano consideradas “portas de entrada do coronavírus, antes de atingir o organismo e provocar complicações graves à saúde das pessoas se não forem tratadas a tempo.

Salientou  que o uso de máscara não só protege as pessoas como também impede a transmissão da Covid-19.

“Os autores mostram que os países com normas claras de uso de máscaras apresentam uma redução de oito por cento por semana na taxa de mortalidade durante a pandemia em relação àqueles que não exigiram a protecção individual e que tiveram um acréscimo de 54 por cento” frisou.

Kipela disse aos formandos que têm uma grande responsabilidade nesta luta contra Covid-19 junto das suas comunidades, por isso devem se comprometer profundamente com esta causa para que todos, juntos, possamos vencer o coronavírus na Guiné-Bissau.

Reiterou a disponibilidade da sua organização em continuar a apoiar o Governo e as Estruturas de luta contra Covid-19 , nos esforços de luta contra a pandemia, para o bem-estar e a saúde dos seus habitantes.

Dans la même catégorie