AIP Communiqué du Ministère de la Santé et de l’Hygiène Publique : Point de la situation de la COVID-19 au 20/09/2020 APS VINGT-SIX NOUVELLES INFECTIONS DE COVID-19 APS MACKY SALL SOULIGNE L’IMPORTANCE POUR LES PRODUCTEURS DE CONSTITUER DES COOPÉRATIVES AGRICOLES AIP Les membres du Rotory de Daloa et de Bouaflé à œuvrer pour le bien-être des populations malgré la pandémie de la Covid AIP Les leaders communautaires de Man sensibilisés sur la pratique de l’avortement thérapeutique AIP Cinquante tricycles remis aux femmes du Gôh, dans le cadre du programme social du gouvernement AIP Le plan national de gouvernance expliqué aux acteurs de la société civile de Daloa AIP Une campagne de sensibilisation sur la prévention des conflits électoraux lancée à Man AIP Une coordination des cadres du RHDP de Ferkessédougou installée AIP Le Conseil régional du N’zi offre des complets de pagne aux femmes de la région

Covid-19/Alta Comissária considera Líderes de Opinião elementos chaves na luta contra pandemia


  27 Août      12        Santé (7377),

   

Bissau, 27 Ago  20 (ANG) – A Alta Comissária para o Combate ao Covid-19 disse hoje que os Líderes de Opiniões têm um papel importante na luta contra a propagação do coronavírus no país.

Magda Robalo que falava na cerimónia de lançamento de uso correcto

de mascarás de protecção facial e da formação de Líderes Tradicionais e Religiosos sobre o comprometimento comunitário na luta contra a pandemia de covid-19 disse que apesar de a luta contra coronavírus não começar muito cedo,  deseja que alguma coisa mude a partir  hoje.

“E vocês como pessoas influentes e respeitadas nas vossas comunidades, espero que depois deste encontro vão regressar para trabalhar com as populações no sentido de ajudar mutuamente para nos ajudar no combate contra esta doença”, disse.

Robalo afirmou julgar que a partir de hoje, se muitos problemas de que se queixam em relação ao Covid-19 não mudar é porque não fizeram um bom trabalho.

Robalo acrescentou que a partir de hoje, 27 de Agosto até o próximo dia 05 de Setembro vâo ter três grupos a serem formados em três locais diferentes, adiantando que, até lá pensam formar cerca de 300 Líderes Religiosos e Tradicionais.

Para Magda Robalo, se não se unir as mãos não  vai ser possível  lutar contra a Covid-19 .

 “Por isso aconselho um bom uso de máscaras de uma forma correcta que passa por lavar, passar ferro e não se deve o usar por mais de quatro ou seis horas de tempo, por isso estamos a esforçar para que cada guineense possa ter pelo menos uma ou duas máscaras “,disse.

Por seu turno, o representante da Organização Mundial de Saúde na Guiné-Bissau  (OMS) destacou que o uso correcto de máscaras sistematicamente, a par da lavagem de mãos, do distanciamento  físico e do confinamento, fazem parte das medidas de prevenção contra a Covid-19 .

Jean Marie Kipela frisou que a boca, as mãos o nariz e os olhos são as partes do corpo humano consideradas “portas de entrada do coronavírus, antes de atingir o organismo e provocar complicações graves à saúde das pessoas se não forem tratadas a tempo.

Salientou  que o uso de máscara não só protege as pessoas como também impede a transmissão da Covid-19.

“Os autores mostram que os países com normas claras de uso de máscaras apresentam uma redução de oito por cento por semana na taxa de mortalidade durante a pandemia em relação àqueles que não exigiram a protecção individual e que tiveram um acréscimo de 54 por cento” frisou.

Kipela disse aos formandos que têm uma grande responsabilidade nesta luta contra Covid-19 junto das suas comunidades, por isso devem se comprometer profundamente com esta causa para que todos, juntos, possamos vencer o coronavírus na Guiné-Bissau.

Reiterou a disponibilidade da sua organização em continuar a apoiar o Governo e as Estruturas de luta contra Covid-19 , nos esforços de luta contra a pandemia, para o bem-estar e a saúde dos seus habitantes.

Dans la même catégorie