Inforpress Olavo Correia no encontro dos chefes de Estado africanos para identificar principais prioridades de financiamento Inforpress Jogos Olímpicos: Preparação para Paris’2024 está a ser a melhor na história de Cabo Verde – presidente do COC Inforpress Governo autoriza aval à Cabnave para recorrer a empréstimo de 65 mil contos junto à banca APS SENEGAL-METEO / Des rafales de vent annoncées sur tout le littoral sénégalais APS SENEGAL-SANTE / Bakel : zéro cas de paludisme à Gabou depuis le début de l’année (infirmier) APS SENEGAL-AFRIQUE-CULTURE / Dak’art : la 15e édition reportée à la fin de l’année (officiel) APS SENEGAL-SERVICES / Lutte contre la cybercriminalité mobile : Wave manifeste sa volonté de coopérer avec les pouvoirs publics sénégalais APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT-STRATEGIE / Opérations pré hivernage : le gouverneur de Dakar appelle à une mobilisation communautaire MAP Mme Hayar présente à Addis-Abeba l’expérience du Maroc dans la mise en oeuvre des ODD MAP La Côte d’Ivoire perd chaque année 80 millions de dollars en raison des effets du changement climatique (FMI)

Covid-19/Banco Mundial aprova ajuda de USD 12 mil milhões para vacinas


  14 Octobre      33        Economie (20994),

 

Bissau, 14 Out 20 (ANG)  – O Banco Mundial anunciou ter aprovado um plano de ajuda de 12 mil milhões de dólares para garantir aos países em desenvolvimento o acesso rápido a vacinas contra a covid-19 quando estiverem disponíveis.

O montante será usado para “financiar a compra e a distribuição de vacinas, testes e tratamentos de covid-19 para os seus cidadãos”, informou terça-feira o Banco Mundial em comunicado. Este financiamento poderia possibilitar a vacinação de “até mil milhões de pessoas”, acrescentou.

O dinheiro integra um pacote abrangente do Grupo Banco Mundial (WBG, na sigla em inglês) avaliado em USD 160 mil milhões até Junho de 2021, concebido para ajudar os países em desenvolvimento a combater a pandemia do novo coronavírus.

“Este pacote de financiamento ajuda a sinalizar para a indústria de pesquisas e farmacêuticas que os cidadãos dos países em desenvolvimento também precisam ter acesso a vacinas seguras e eficazes contra a covid-19”, destacou o comunicado.

“Também vai fornecer financiamento e apoio técnico de forma a que os países em desenvolvimento possam preparar-se para distribuir as vacinas em escala, em coordenação com parceiros internacionais”, prosseguiu.

O acesso a vacinas seguras e eficazes “e sistemas de entrega fortalecidos são a chave para alterar o curso da pandemia e ajudar os países que enfrentam impactos económicos e fiscais catastróficos a dirigirem-se para uma recuperação resiliente”, disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass, no comunicado.

O financiamento “também irá apoiar os países a terem acesso a testes e tratamentos para a covid-19, e expandir a capacidade de imunização para ajudar os sistemas de saúde a distribuir as vacinas de forma eficaz”, acrescentou o comunicado.

A aprovação do financiamento era aguardada desde que Malpass fez o anúncio do projecto em Setembro.

Enquanto as vacinas ainda precisam chegar aos mercados, Malpass observou numa entrevista ao jornal francês Le Figaro que é necessário se preparar para o complicado processo de distribuição dos imunizantes.

A abordagem do banco, segundo o comunicado, vale-se da sua “peritagem significativa em apoiar programas de imunização em larga escala para doenças evitáveis por vacinas, assim como com programas de saúde pública para combater doenças infecciosas, como HIV, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas”.

Dans la même catégorie