ACI Congo/Femmes: Incorporer le port du pagne dans les activités du 8 mars, selon Olga Rachelle Mangouandza. MAP Protection de l’environnement: L’Arabie Saoudite lance l’initiative verte à Abidjan ANP Niger : 1600 tonnes de sucre pour parer aux besoins en ce mois béni de ramadan AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H

Covid-19/Director-geral do Turismo apela aos operadores para respeitarem as medidas de restrições


  16 Octobre      20        Santé (15315),

 

Bissau,16 Out 20(ANG) – O director-geral do Turismo apelou aos operadores hoteleiros, de restauração e bares a respeitarem as medidas restritivas constantes no último Decreto Presidencial de 8 de Setembro, sobre  o Estado de Calamidade por um período de três meses.

Sirma Seide em entrevista exclusiva à ANG, disse que o referido Decreto estabelece um horário para o funcionamento dos restaurantes, bares e outros serviços  que é das 10 horas da manhã até às 21horas  da noite.

“Na verdade recebemos muitas queixas dos operadores turísticos que entenderam  que à partir das 21 horas, é o período em que produzem mais receitas. No entanto, essa matéria não é da exclusiva competência da Secretaria de Estado do Turismo, mas sim do Alto Comissariado de luta contra a covid-19”,explicou.

Aquele responsável sublinhou que, com o intuito de fazer cumprir todas as regras constantes no Decreto Presidencial, foi instituída, através do Alto Comissariado de covid-19, uma Comissão constituída por todos os Ministérios que dispõe de serviços de inspeção, de forma a fazer cumprir as medidas decretadas.

“Portanto, isso demonstra que estamos perante um Decreto que está acima das competências da Secretaria de Estado do Turismo porque é estipulado pelo Governo e promulgado pelo Presidente da República e que está a ser fiscalizado pelo Alto Comissariado de covid-19”, referiu.

O director-geral do Turismo frisou que estão empenhados na fiscalização dos  operadores turísticos, de restauração e bares para se confirmar se, de facto, estão a respeitar os horários fixados no Decreto para os seus funcionamentos entre as 10 horas da manhã e as 21Horas da noite.

“O que nos preocupa neste momento é acabar com a pandemia de covid-19 e não nas alegações dos operadores turísticos de que estão a perder algumas receitas perante  algumas taxas que têm que pagar”, disse.

Perguntado sobre as medidas sancionatórias para os operadores turísticos que violam os horários estipulados no Decreto Presidencial, Sirma Seide disse que os infractores vão ver os seus estabelecimentos encerrados.

Instado a falar  sobre as deligências do Governo para eventual apoios aos operadores turísticos,
bastante prejudicados pela pandemia, Seidi afirmou que o executivo já está a envidar esforços junto dos parceiros bilaterais e multilaterais de forma a dar uma “mãozinha” para compensar os prejuizos no sector.

Dans la même catégorie