AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Covid-19/Fogo: Autoridades de Saúde equacionam encontro com dirigentes desportivos antes da retoma


  2 Février      35        Santé (15315),

 

São Filipe, 02 Fev (Inforpress) – As autoridades sanitárias da ilha defendem a necessidade da realização de um encontro de reflexão com os dirigentes desportivos e representantes das câmaras municipais antes da retoma das actividades desportivas.
O director do hospital São Francisco de Assis e da Região Sanitária Fogo/Brava e a delegada de Saúde de São Filipe, Evandro Monteiro e Joana Alves, respectivamente, manifestaram a necessidade da realização do encontro durante a reunião semanal da equipa de “task force” de combate a pandemia no município de São Filipe, realizada segunda-feira, 01 de Fevereiro.
“Seria bom a realização de um encontro de reflexão com os vereadores dos desportos, dirigentes dos clubes, associações e outras instituições envolvidas para preparação da retoma das actividades desportivas”, disse Evandro Monteiro, lembrando que querendo ou não tem de cumprir o que está estabelecido, mas “da melhor maneira possível”.
O encontro seria a nível da ilha para elaboração de um plano regional para o reinício das actividades desportivas, referiu o director da Região Sanitária, para quem “uma coisa é a realidade estatística e outra é a realidade científica”, duvidando que mesmo com a vacina vai haver zero casos para o futuro.
Para o mesmo, as medidas têm de ser reforçadas e actualizadas e a própria abertura dos espaços tem de estar enquadrado dentro do plano sanitário porque, explicou, o início das actividades não é só colocar jogadores dentro do campo.
Evandro Monteiro considera que o plano sanitário para a retoma das actividades desportivas não prevê a realização de testes para jogadores, dirigentes públicos e outros intervenientes, o que, no dizer do mesmo, “é uma grande fragilidade grande”, sublinhando que os jogadores não vão entrar no recinto de jogo com álcool gel para desinfectar a bola, por exemplo, sempre que alguém toque nela.
“O risco de contágio é real e não insignificante ou baixa como se pretende fazer passar e deveria haver medidas mais específicas”, advogou Evandro Monteiro, considerando a ideia de abertura dos espaços desportivos de “louvável e louvado”, mas a sua implementação não é fácil.
A garantir de segurança do funcionamento dos espaços é atribuição do pessoal de saúde/associações desportivas e o plano de contingente deve ser adequado, já que a Delegacia de Saúde não está em condições de testar todos os jogadores e nem sabe qual a periodicidade de realização de testes e por isso, adiantou, “são questões sérias, delicadas e difíceis, mas que devem ser discutidas para encontrar solução”.
A delegada de Saúde, Joana Alves disse que há várias questões que constam no documento publicado no Boletim Oficial (BO), nomeadamente existência de plano de contingência da associação e dos clubes e adaptação dos espaços, sublinhando que caberá a equipa de fiscalização aprovar e certificar de que o espaço reúne as condições sanitárias antes de os liberalizar.
As condições de segurança sanitária são assumidas pelas federações/associações e no caso de futebol existe um contacto com o presidente da associação regional que ficou de criar as condições antes da fiscalização.
Presente no encontro, o vereador do desporto da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto, disse que a autarquia já recebeu vários pedidos das associações sobre a abertura dos espaços desportivos, e a mesma solicitou um parecer da Delegacia de Saúde sobre esta matéria.
“Já recebemos o parecer e desde que tem condições sanitárias vamos fazer a abertura dos espaços, que serão adaptados em concertação com a associação para treino”, disse o vereador, indicando que neste momento nenhuma equipa e nem a associação estão preparadas para cumprir com a parte sanitária, já que existe apenas um espaço para treino que será utilizado por uma dezena de equipas de futebol.
O vereador estabeleceu contacto na segunda-feira com o presidente da associação para dar a conhecer o parecer da Delegacia de Saúde e concertar sobre a reabertura dos espaços, devendo as partes terem os planos contingências.
O presidente da Associação Regional de Futebol do Fogo, Pedro Pires, disse à Inforpress de que a associação já entregou o plano de contingência à Delegacia de Saúde de São Filipe e ao director da Região Sanitária e aguarda pela decisão antes da abertura dos espaços desportivos.

Dans la même catégorie