AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Campagne Anacarde : les producteurs sensibilisés sur le système de récépissé de l’ARRE AIP Côte d’Ivoire/ « Assohou Bâtiment et Industrie » vainqueur des opens de natation du Leboutou APS THIÈS : LE CONSEIL DÉPARTEMENTAL PRÉPARE UN ’’DEUXIÈME ASSAUT’’ CONTRE LE COVID-19 (VICE-PRÉSIDENT) GNA Primary Care Provider Network initiative launched in Hohoe GNA Farmer jailed 20 years for robbery GNA NALAG congratulates Dan Botwe and other ministers-designate GNA Architect launches book in honour of J.J Rawlings GNA Amewu’s expertise will enhance railways development- VDF GNA Bring Rawlings body home – Awadada petitioned AIP Point de la situation de la COVID-19 au 23/01/2021

Covid-19/Guiné-Bissau visa vacinar 20% da população na primeira fase


  1 Décembre      9        Société (27656),

   

Bissau, 01 Dez 20 (ANG) – As vacinas contra a Covid-19 deverão chegar até 20 % dos guineenses na primeira onda de vacinação, de acordo com a Alta Comissária da Guiné-Bissau para o Combate à Covid-19, Magda Robalo.

Os grupos de risco e os trabalhadores na linha da frente contra a pandemia vão ser prioritários, mas Magda Robalo diz que ainda é cedo para dizer quando a vacina vai chegar ao país.

Em entrevista á RFI, Magda Robalo disse o país se está a preparar para  vacinar até 20 % da população na primeira onda de vacinação graças ao programa internacional Covax que promete uma distribuição justa das doses para as nações em desenvolvimento.

“A Guiné-Bissau está naturalmente a preparar-se para encomendar vacinas contra a Covid-19 e um grupo de trabalho está já a recolher os elementos e a preparar o plano de acção para submissão antes do prazo estipulado que é dia 7 de Dezembro”, disse Magda Robalo

 A Alta Comissária para Combate à Covid-19 acrescentou que em  termos de financiamento estão a  rever alguns acordos de financiamento com alguns parceiros, nomeadamente o Banco Mundial .

“Não quer dizer que venha a ser só o Banco Mundial mas neste momento é o parceiro que já nos está a dar assistência técnica ao lado da OMS e da UNICEF para a preparação do plano e eventualmente poderá contribuir para a aquisição das primeiras doses da vacina”,  explicou a Alta Comissária Magda Robalo.

Disse que seria até  20% da população a serem vacinadas, quando a vacina estiver disponível, devendo  essa percentagem incluir os grupos de risco e o pessoal essencial que é, neste caso, os profissionais da saúde que são quem está na linha da frente.

A Alta Comissária para Combate à Covid-19 indicou que, se os 92 países abrangidos pelo programa internacional Covax quiserem ou precisarem de vacinar mais que 20% terão que encontrar outros mecanismos de financiamento.

“Estamos a trabalhar com um tecto de 20% e estamos a identificar os nossos grupos de risco com maior rigor para nos assegurarmos que vacinamos em prioridade os grupos que devem ser vacinados para interromper a transmissão da Covid-19”, disse a antiga ministra da Saúde.

Os últimos dados do Alto Comissariados de Luta contra a Covid-19 sobre a pandemia no país indicam o registo de 2441 casos de infectados , 44 vímas mortais, 64 casos activos havendo 2.327 pessoas indicadas como recuperadas.

Dans la même catégorie