AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Covid-19/Igreja católica prefere manter suspensa actividades religiosas presenciais


  17 Juillet      18        Santé (15315),

 

Bissau,17 jul 20 (ANG) – A Igreja católica da Guiné-Bissau prefere manter por enquanto a suspensão de actividades religiosas, nomeadamente actividades de grupos, movimentos, catequese, devido o aumento do número dos casos de pessoa infectadas de covid-19 no país.

De acordo com o comunicado dos bispos, divulgado, quinta-feira, à que a Agência de Notícias da Guiné teve acesso hoje,a Igreja católica diz que era desejável retomar o funcionamento normal das actividades religiosas, mas que devido ao número de casos de covid-19 e do seu alastramento em todas as regiões do país, prefere esperar ainda mais um pouco.

Os bispos dizem ser necessário reforçar algumas decisões, até ao próximo comunicado e pedem aos fiéis que os ajudem na luta contra o coronavírus.

“Continuam suspensas as celebrações de missas presenciais, inclusive as de corpo presente, catequeses, rituais encontros de grupos e movimentos, ensaios de cânticos, intercâmbios e campos de formação de férias”, refere o documento da igreja católica da Guiné-Bissau.

Aos fiéis e famílias indica que as missas dominicais continuarão a ser transmitidas pela Rádio Sol Mansi, em colaboração com Rádio Difusão Nacional, adiantando que os fiéis podem pedir a celebração de missa para os seus entes queridos falecidos, mas sem a participação no acto, podendo ainda levar as suas ofertas dominicais, dízimos para residencia do pároco ou do responsável da missa.

“Garantidos os critérios de distanciamento físico, uso de máscaras, lavagem das mãos e com o limite de 10 pessoas, os padres poderão estar no cemitério para um momento de oração antes do enterro dos fiéis defuntos”, diz o comunicado.

No documento, os Bispos exortam aos fiéis a evitarem os “ sintadus”, almoços de missas de tchur, e a seguirem as decisões ou seja orientações das autoridades sanitárias em defesa da saúde pública.

Por outro lado, os Bispos referem no comunicado que as igrejas permanecerão abertas segundo o horário e o calendário de cada paróquia/Missão, para visitas dos fiéis e para a oração pessoal, com uso de máscaras e distanciamento físico.

Informam que cada paróquia deve fixar pelo menos um dia por semana com a disponibilidade de padres para a celebração do sacramento da confissão, organizando o local, de preferência ao ar livre, para se ter a possibilidade do distanciamento físico e para a manutenção do segredo sacramental, e que as baldes com água e lixívia serão colocados à entrada das igrejas.

Os Bispos pedem que as rádios e redes sociais continuassem a informar e sensibilizar a população sobre a gravidade da situação e a mudança de comportamentos para evitar a difusão do vírus.

As cáritas e os demais centros habilitados, segundo o comunicado, continuem com a produção de lixívia, para permitir a população ter acesso à este produto fundamental para a prevenção desta doença e não só.

Na semana passada o governo guineense autorizou a reabertura das igrejas, mesquitas e outros locais de cultos. na condição das recomendações sanitárias de prevenção e combate a Covid-19 sejam respeitada

Dans la même catégorie