AGP GUINÉE : L’APAC ÉCHANGE AVEC LA PRESSE SUR LA PRATIQUE DU JOURNALISME PAR LES FEMMES AGP GUINÉE : LE PM ÉCHANGE AVEC LE PRÉSIDENT DU CONSORTIUM WINNING SIMANDOU APS SENEGAL-INSTITUTIONS-PASSATION / Macky Sall invite le gouvernement à préparer les dossiers de passation de pouvoirs APS SENEGAL-GAMBIE-SOCIETE / Des patrouilles mixtes sénégalo-gambiennes pour prévenir les différends frontaliers APS SENEGAL-CULTURE-PERSPECTIVES / Habib Léon Ndiaye rassure sur la mise en œuvre du Plan stratégique de développement du théâtre APS AFRIQUE-BENIN-FOOTBALL / Gernot Rohr, sélectionneur du Bénin : “Je n’ai pas la même profondeur de banc que l’effectif du Sénégal” APS AFRIQUE-INFRASTRUCTURES / La BOAD approuve un prêt de 23 milliards pour la route Labé-Mali-Kédougou-Fongolembi APS SENEGAL-FOOTBALL-FORMATION / Matam : NSFCI veut rendre ses joueurs plus “compétitifs” en maximisant leur visibilité APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE-RESULTATS / Bassirou Diomaye Diakhar Faye déclaré vainqueur avec 54, 28 % (résultats provisoires) APS SENEGAL-AFRIQUE-LITERRATURE-DISTINCTION / Eric Chacour, un auteur égypto-canadien, remporte le Prix des 5 continents de la Francophonie 2024

Covid-19/Ilha do Sal: Dia do Município marcado apenas com missa e procissão devido à pandemia


  16 Septembre      34        Société (44853),

 

Espargos, 16 Set (Inforpress) – O Dia do Município do Sal que se comemora terça-feira,15, efeméride habitualmente celebrada com um leque de actividades culturais e desportivas, este ano passa despercebido, marcado apenas com missa e procissão devido à pandemia da covid-19.

No recinto da Câmara Municipal do Sal nota-se as duas bandeiras hasteadas, a da autarquia e a nacional, para mostrar que o município está em festa, embora sem a habitual sessão solene na Assembleia Municipal (AM), e celebração da festa pagã, que tem como ponto alto o Festival da Praia de Santa Maria.

A propósito, o vereador Herminio Monteiro, que assume as funções de presidente da Câmara Municipal do Sal, em substituição de Júlio Lopes, que concorre pelo MpD a um segundo mandato, justificou que o momento não propicia, não só pela situação de pandemia, mas porque a câmara está, também, no exercício de gestão corrente, por imperativo legal, devido às eleições autárquicas que se avizinham.

“A câmara está no período de gestão corrente, num momento de pré-campanha, não seria de bom-tom a realização de qualquer evento para celebração do Dia do Município”, referiu o autarca, sublinhando, ao mesmo tempo, que a ilha, atravessa um momento “difícil e delicado” por causa da pandemia, já que grande parte das pessoas que vive no Sal depende do turismo.

Optimista, entretanto, quanto ao futuro, Hermínio Monteiro roga a intervenção da Nossa Senhora das Dores, padroeira da ilha, no sentido de ajudar a ilha e a sua gente, a ultrapassar esta adversidade provocada pela covid-19.

“Todos nós devemos juntar e pedir a Deus e a Nossa Senhora das Dores, que nos ajude a superar este momento difícil na vida do país, e da ilha em particular. Esse mal passará e dias melhores virão”, desejou.

Quanto às celebrações religiosas, estas tiveram lugar na cidade de Santa Maria, perante um número significativo de fiéis que, observando as regras de distanciamento social, uso de máscaras, seguia a imagem da santa, num percurso do centro da cidade em direcção à paróquia local.

Neste dia especial, de Nossa Senhora das Dores, e face à pandemia, o padre Adriano Baptista deixou uma mensagem de encorajamento e confiança no Deus que “salva e resgata”, mesmo nos momentos mais difíceis.

O padre Adriano Baptista aproveitou, também, o momento para apelar as pessoas a cumprirem, a respeitarem as orientações sanitárias, para que se possa vencer o novo coronavírus o mais rapidamente possível.

A festa de Nossa Senhora das Dores como hoje a conhecemos, celebrada em 15 de Setembro, teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239 através da Ordem dos Servos de Maria, uma ordem “profundamente mariana”.

Nosssa Senhora das Dores ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa) é um dos vários títulos que a Virgem Maria recebeu ao longo da história. Este título em particular refere-se às sete dores que Nossa Senhora sofreu ao longo de sua vida terrestre, principalmente nos momentos da Paixão de Cristo.

Dans la même catégorie