AGP Gabon/CNIE : la campagne de délivrance du numéro d’identification personnel s’ouvre le 3 avril prochain AGP Gabon/Vie chère : 80,3 millions F CFA de pénalités en février 2024 AGP Gabon : Le président Oligui Nguema reçoit le soutien de la diaspora gabonaise multi-continentale G10 AGP Gabon/Plan National de Développement de la Transition : un investissement de 3 000 milliards de F CFA pour 288 projets AGP Gabon/Réforme du système judiciaire : signature d’un accord de coopération entre le ministère de la Justice et le PNUD MAP Plus de 38.600 réfugiés et demandeurs d’asile enregistrés en Somalie, selon le HCR MAP Sa Majesté le Roi, Amir Al Mouminine, préside la quatrième causerie religieuse du mois sacré de Ramadan 1445 H ACI Congo/Culture: Claise Bostard Akonga entend récompenser les meilleurs artistes congolais ACI Congo/Formation: Plus de dix femmes journalistes reçoivent leurs certificats de participation ACI Congo/Education: Construction prochaine de l’Institut sino-congolais de la Route de la soie à Kintélé

Covid-19/UE sensibiliza Governo para economia ecológica


  30 Septembre      36        Politique (25163),

 

Bissau, 30 Set 20 (ANG) – O Grupo Europa reuniu terça-feira com o primeiro-ministro guineense, Nuno Nabiam, para « sensibilizar » as autoridades do país a apostarem na economia ecológica para fazer face aos impactos negativos da pandemia provocada pelo nvo coronavírus.

« A delegação, chefiada pela embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto, veio sensibilizar o Governo sobre a necessidade de se apostar na economia ecológica para ajudar o país a enfrentar e debelar os impactos da covid-19 », escreveu o primeiro-ministro guineense, numa mensagem na rede social Facebook.

Segundo Nuno Gomes Nabiam, no encontro foi reiterado o « firme e inabalável compromisso da União Europeia com o processo de diálogo político em curso e reforço da cooperação entre Bissau e Bruxelas ».

« Ouvimos com bastante agrado a total abertura da equipa da União Europeia em reforçar ainda mais os laços de amizade e de cooperação com o nosso país, bem como a disponibilidade em apoiar os esforços dos guineenses rumo a um almejado desenvolvimento económico sustentável », salienta Nuno Gomes Nabiam.

A União Europeia, juntamente com os seus Estados-membros, é o maior parceiro multilateral de cooperação da Guiné-Bissau.

O Grupo Europa, inclui, além da embaixadora Sónia Neto, o embaixador de Portugal, José Rui Caroço, o embaixador de França, Terence Wills, e o embaixador de Espanha, Juan Urdiales.

« O que nos traz hoje aqui é uma diligência em nome da União Europeia e dos Estados-membros, a qual tem o intuito de apelar e sensibilizar o primeiro-ministro para uma recuperação ecológica da economia guineense na sequência da crise gerada pela pandemia », afirmou à imprensa no final do encontro a embaixadora da União Europeia.

Sónia Neto destacou também que a sua « missão no país é a de desenvolver todos os esforços no sentido de estreitar as boas e harmoniosas relações que existem entre a União Europeia e a República da Guiné-Bissau ».

Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Alto Comissariado para a Covid-19, a Guiné-Bissau registou na última semana 38 novos casos positivos, elevando o total acumulado para 2.362.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus está a ter um grande impacto económico na Guiné-Bissau, esperando-se para este ano um desaceleração de 1,3% no crescimento económico, segundo o Fundo Monetário Internacional, que previa para este ano um crescimento de cerca de 5,5% .

Dans la même catégorie