AIP Cinquantenaire de la vaccination : L’Afrique de l’Ouest et du Centre ont un taux de couverture de 70% AIP MASA : Le groupe de Jazz Akinroots gratifie le public de « Multiverse » son second album AIP MASA 2024 : deux groupes de danses artistiques illuminent la place Inchaallah de Koumassi AIP Khalil Ibrahim explique la stratégie du gouvernement pour faire de la transition numérique et de la digitalisation des réalités en Côte d’Ivoire MAP Afrique subsaharienne: Le FMI prévoit une reprise « timide et coûteuse » AGP COOPÉRATION GUINÉE-MALI : TENUE DE LA REVUE DE COOPÉRATION TRANSFRONTALIÈRE MANDIANA-YANFOLILA AGP GUINÉE/SOUTIEN AUX MÉDIAS : LE MINISTRE FANA SOUMAH REÇOIT UNE DÉLÉGATION DU HAUT-COMMISSARIAT DES NATIONS UNIES AUX DROITS DE L’HOMME AGP GUINÉE : L’OMVG FAIT LE POINT SUR LES PROJETS D’INTERCONNEXION ET D’ÉLECTRIFICATION RURALE AU PREMIER MINISTRE AGP GUINEE/ IMMIGRATION : SEPT JEUNES D’UNE MÊME FAMILLE PORTÉS DISPARUS EN LIBYE ACI Congo/Société: Trois membres du gouvernement déposent leurs déclarations de conflits d’intérêts

CPLP: Conselho de Ministros reúne-se em Dezembro para aprovar projecto da mobilidade


  28 Septembre      19        Politique (25313),

 

Cidade da Praia, 28 Set (Inforpress) – O Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reúne-se em Dezembro para aprovar o projecto de mobilidade, já consensualizado pelos nove Estados-membros da comunidade.

A informação foi avançada hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, enquanto presidente em exercício do Conselho de Ministros da CPLP, no final de um encontro informal do conselho, realizado à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

“O documento está consensualizado e nós vamos agora ter o Conselho de Ministros extraordinário dos Negócios Estrangeiros em Dezembro para o aprovarmos em definitivo”, disse.

Depois da aprovação da proposta no Conselho de Ministros extraordinário, esta deverá ser apreciada na Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, marcada para Julho do próximo ano, em Luanda.

A reunião do Conselho de Ministros em Dezembro, conforme Luís Filipe Tavares, poderá ser presencial ou virtual, dependendo do evoluir da situação da pandemia de covid-19, que também foi um dos assuntos tratados durante a reunião informal realizada hoje por videoconferência.

Sobre a covid-19, o ministro cabo-verdiano indicou que há “forte engajamento” no sentido de continuar a trabalhar com a mesma determinação e o mesmo afinco para debelar esta pandemia que afecta todos os países da comunidade.

“Nós estamos, neste momento a viver um período de grandes incertezas, não sabemos aquilo que vai ser o dia seguinte. Estamos a trabalhar minuto a minuto com muita determinação, com muita força, todos os Governo da CPLP, por forma a mitigar os efeitos tão nefastos para as nossas economias”, declarou.

Conforme adiantou, desde logo ficou o compromisso da partilha de informações e uma articulação “muito forte” em relação à pandemia da covid-19.

“Estamos perante um desafio global e para desafios globais como este temos de ter uma resposta global. É o que nós decidimos aqui, articularmos as nossas práticas políticas, partilhar as informações na certeza de que os nossos ministros da Defesa, da Administração da Interna e da Saúde já debateram esta questão”, disse.

O encontro foi ainda oportunidade para se realçar a necessidade da criação de mecanismos para fazer face às catástrofes a nível da comunidade.

“Vamos continuar a reflexão e o compromisso que assumimos aqui é de continuarmos a fazer essa reflexão a nível dos sectores para voltarmos a debater a questão em Dezembro”, disse.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Dans la même catégorie