AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cultura: “História de Cabo Verde é feita pela negação da liberdade e superação de barreiras” – historiador


  17 Janvier      12        Arts & Cultures (2985),

 

Cidade da Praia, 17 Jan (Inforpress) – O historiador António Correia e Silva disse, na Cidade Velha, que a história de Cabo Verde é feita pela “negação da liberdade e superação de barreiras” e que a escravatura é “uma vivência fundante” dos cabo-verdianos.
Enquanto conferencista do tema “Por uma etnografia da liberdade na história de Cabo Verde”, promovido no âmbito da 11ª Semana da República, que decorre até quinta-feira, 20, em mais uma iniciativa da Presidência da República, Correia e Silva afirmou que a liberdade foi sentida ao longo da história de Cabo Verde, “sentida e desejada” por diversos actores que habitaram o País.
Propõe o historiador percorrer a história de Cabo Verde com “bocas de sete léguas” para tentar ver as situações matriciais polarizadores, que criaram vivências e segregaram formas de conceptualizar e de sentir a liberdade, ressaltando que a história de Cabo Verde começa na Cidade Velha, fundada pelo tráfico e para o tráfico de escravo.
“A escravatura é uma vivência fundante dos cabo-verdianos e ela perdura em Cabo Verde durante pelo menos três quatro séculos, não só do ponto de vista jurídico, mas com relação social. E é bom que estejamos a reflectir simbolicamente, que a fundação de Cabo Verde tem a ver com a escravatura”, considerou o historiador.
A escravatura, apontou, é a “negação mais contundente” da liberdade e a apropriação de um ser humano para o outro, acrescentando que a fundação de Cabo Verde tem a ver não só com o tráfico de escravo, mas também com a sociedade escravocrata, alegando que as relações de produção escravocrata tiveram “enorme sucesso” em Cabo Verde.
“Mesmo na escravatura, os africanos trouxeram para a Cidade Velha muito conhecimento. Grande parte da base epistémica que faz a sociedade escravocrata funcionar é conhecimento africano”, ressalvou Correia e Silva.
O chefe da Casa Civil da Presidência da República, Jorge Tolentino, por seu lado, enalteceu a disponibilidade da câmara municipal em tornar-se parceira da Semana da República, argumentando que não se podia realizar esta conferência sem se incluir a Cidade Velha como um dos seus pólos, porquanto o colóquio ocorre sob o signo da história, da memória e da cultura.
A mesma fonte referiu que o programa deste ano teve de ser comprimida, em virtude da pandemia, o que fez cair as actividades previstas para as ilhas de São Nicolau e São Vicente, mas que as actividaes agendadas procuram concretizar as ideias subjacentes a iniciativas, visando o enaltecimento dos valores e princípios implícitos nas datas comemorativas 13 de Janeiro e 20 de Janeiro.
O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, ao saudar a iniciativa, na qualidade autarquia anfitriã, disse que a prazo a câmara pretende fazer da Cidade Velha um ponto de encontro com a história de Cabo Verde, com a cabo-verdianidade e com o mundo global, que o País ajudou no passado “a edificar e a formatar”.
“Precisamos conhecermo-nos melhor para podermos alcançar e aproveitar as oportunidades do futuro, não do futuro que já passou, mas do futuro por vir”, precisou o autarca.

Dans la même catégorie