AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Curso mulheres na agricultura, rega e mudanças climáticas vai beneficiar cerca de 250 mulheres rurais


  19 Juillet      57        Agriculture (4121), Environnement/Eaux/Forêts (6388),

 

Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) – Cerca de 250 mulheres rurais da ilha de Santiago vão beneficiar da 1ª edição do curso mulheres na agricultura, rega e mudanças climáticas, visando a redução do custo de produção da água e o aumento da produção agrícola.
O curso, que arranca na segunda-feira, 25, e com a duração de um mês, será ministrado pelo Ministério da Educação através da Direção Nacional de Educação (DNE), financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID), no montante de cerca de 30 mil de euros.
Esta informação foi avançada hoje à imprensa pela directora do Ensino Técnico Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Carolina Reis, à margem da cerimónia de lançamento oficial deste curso, na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, na Cidade da Praia.
“Com este curso pretende-se, essencialmente, sensibilizar as mulheres agricultoras que trabalham no campo sobre as vantagens e a importância da utilização da rega gota-a-gota, visando assim, o uso eficiente da água tendo em conta as dificuldades que temos em termos de escassez da água em Cabo Verde”, explicou.
A referida formação visa capacitar, ainda, através do Sistema ECCA de formação à distância, essas mulheres sobre o impacto das mudanças climáticas no sector da agricultura, no uso eficiente da água, visando a redução do custo de produção da água e o aumento da produção agrícola, com recurso a técnicas sustentáveis e modernas de irrigação.
Para além deste curso, Carolina Reis informou que irão dar continuidade, desta feita com o curso sobre empreendedorismo social, durante mais duas semanas, que vai permitir a essas mulheres melhor gerir os seus negócios.
De igual modo, afirmou, vão poder dinamizar ou criar o seu pequeno negócio ligado à questão da agricultura, facilitando deste modo, a comercialização dos seus produtos.
“Ao longo da implementação destes dois cursos iremos também realizar actividades de sensibilização da população sobre a temática do uso eficiente da água, mudanças climáticas, utilização da rega gota a gota, onde essas mulheres estão inseridas e não só”, acrescentou.
O curso vai iniciar-se no dia 25 nesta época que considera “bastante delicada”, tendo em conta o período de chuvas, mas Carolina Reis disse acreditar que elas poderão perfeitamente conciliar a formação com o trabalho de campo, uma vez que as lições serão emitidas por meio da rádio educativa e possivelmente em outras rádios comerciais.
“Mas temos uma outra forma de fazer chegar estas aulas a essas mulheres, através da estratégia de criar um grupo de escuta a nível local, caso tiverem dificuldades de acompanhar as aulas iremos também ter possivelmente apoio de algumas rádios comunitárias”, sublinhou.
A coordenadora geral da Cooperação Espanhola em Cabo Verde, Patrícia Ramos, por sua vez, afirmou que se trata de um dos projectos que fazem parte do programa de cooperação entre Espanha e Cabo Verde, como forma de empoderar as mulheres no sector agrícola do meio rural, através da formação em rega gota-a-gota.
“Podem ter a capacidade de melhorar a sua produção através da receita que vão ter e ter mais capacidades para participar na tomada de decisões no sector económico e da sua própria vida”, precisou a mesma fonte.
O curso insere-se no âmbito do Projecto Melissa, que se iniciou em 2019 para contemplar sobretudo mulheres empreendedoras, no quadro da cooperação entre Cabo Verde e a Região Autónoma das Canárias.

Dans la même catégorie