APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Dança: Cabo-verdiana Adryella Fortes e a portuguesa Ana Trincão vencem 3ª edição do programa de Residência Artística em Dança


  31 Octobre      29        Arts & Cultures (3055),

 

Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – A cabo-verdiana Adryella Fortes e a portuguesa Ana Trincão foram as vencedoras da 3ª edição do programa de Residência Artística em Dança, que se realizou de 0 1 a 30 de Novembro em Portugal e em Cabo Verde.

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, IP), através de um comunicado de imprensa, que dá conta que este concurso é realizado no âmbito de protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões, Instituto.

Adryella Fortes, natural de São Vicente, candidatou-se ao programa destinado a coreógrafos e/ou bailarinos de nacionalidade cabo-verdiana em início de carreira, com residência oficial em Cabo Verde e que pretendam desenvolver um projecto de criação artística na área da dança em Portugal, enquanto Ana Trincão candidatou-se ao programa destinado a bailarinos com nacionalidade portuguesa e que pretendem desenvolver um projecto artístico em Cabo Verde.

Segundo a mesma fonte, o júri , constituído por João Fiadeiro (especialista na área da Dança, convidado), Anick Bilreiro (CML) e Maria João Pinto Correia (Camões, IP) decidiu por unanimidade seleccionar a proposta de Adryella Fortes e de Ana Trincão, para que estas possam adquirir “mais conhecimentos e ferramentas que contribuam para o seu crescimento e formação enquanto artista”.

Em relação à proposta da bailarina cabo-verdiana, informou, o júri valorizou o impacto e benefícios expectáveis que novas aprendizagens e experiências proporcionadas pela residência poderão reflectir, de forma determinante, na actividade artística da candidata.

A proposta de Ana Trincão, segundo a mesma fonte, está “mais bem estruturada e consolidada”, firmada também na experiência enquanto intérprete e coreógrafa, destacando ainda a coerência da proposta de trabalho a desenvolver, fortemente ligada a Cabo Verde, a qual considera cumprir com o perfil e objectivos definidos para a Residência Artística.

Adryella Fortes (1997, Cabo Verde) frequentou a escola de dança tradicional cabo-verdiana ‘’Sorriso da criança’’, em São Vicente.

Em 2017, pertenceu ao grupo tradicional cabo-verdiano ‘’Fidjus di tera’’ e em 2018 participou numa formação de dança contemporânea no grupo ‘’Raíz de polon’’, em Santiago, na cidade da Praia.

Ana Trincão (Lisboa, 1981) é doutoranda em Estudos Culturais na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa e na Universidade de Copenhague.

A artista possui um B.A. em Artes Visuais pela Escola Superior de Artes e Design em Caldas da Rainha (ESAD.CR) (1999/2004),

mestrado em Soda em Dança pelo Centro Interuniversitário de Dança de Berlim (HZT-UDK-HSF) (2010/2012), onde conduziu uma pesquisa sobre relações corporais e sonoras – “Tornar visível o invisível”.

Em 2005/2006 frequentou o Curso de Pesquisa Coreográfica do Fórum Dança no Porto.

O trabalho de Ana Trincão cruza dança e artes visuais e já foi apresentado em Portugal, Espanha, Alemanha, Índia, México, Brasil, Roménia e Colômbia.

Actualmente, trabalha com o colectivo de som de Lisboa “SAS Radio Orkestra”, com o “Choreographic Radio” de Berlim e na criação de um novo trabalho de performance específico para o site “Ância”

Dans la même catégorie