ANG Estudo revela que desnutrição contribui para a morte de 45 % de crianças menores de cinco anos ANG “Património Cultural do país exige uma requalificação ambiciosa”, diz a Secretária de Estado do Turismo e Artesanato ANG Lisboa quer “o nível máximo” com Bissau GNA Maj Mahama- Police did not rely solely on the video-Witness GNA Special Educators admits to low knowledge on cerebral palsy GNA Administrators urged to end “we are working on it” syndrome AIB Eau, Energie et Economie : L’Allemagne soutient le Burkina Faso avec 26 milliard de FCFA AGP Arrestation de deux passagers pour détention de faux passeports AIB Burkina: Vers l’instauration  d’un système efficace de protection des personnes vulnérables ANGOP Un message du Président angolais remis à son homologue chinois

Desfiles regionais marcam início das festividades


  16 Février      39       

   

Bissau,16 Fev 17 (ANG) – O carnaval, a maior festa popular guineense inicia no próximo sábado, dia 25, com  desfiles regionais de grupos carnavalescos, anunciou hoje o diretor-geral da cultura.

João Cornélio Gomes Correia que falava à ANG sobre os preparativos do carnaval 2017, disse que a maioria das regiões já têm as suas respectivas subcomissões empossados, faltando apenas alguns para concluir o processo.

Contudo, Gomes Correia disse que a Comissão Organizadora ainda está sem fundos para atribuição dos habituais prémios aos grupos vencedores dos desfiles regionais.

Segundo ele, até então  a Comissão se depara com dificuldades financeiras, razão pela qual não foi divulgado o valor do prémio a atribuir aos grupos vencedores dos desfiles nacionais, de máscaras e rainhas.

O Director-geral da Cultura e igualmente Presidente da Comissão Organizadora do Carnaval revelou que apresentaram um orçamento no valor de 217 milhões de francos mas que  até agora nenhuma empresa  que opera no país manifestou a vontade de patrocinar  o carnaval este ano.

João Cornélio  Correia disse que prespectivam realizar o desfile nacional em dois dias, acrescentando que a título de exemplo no terceiro dia do carnaval vão ser realizadas  as danças culturais para permitir  uma maior visibilidade e o dia seguinte será reservada a parte dramática e desfiles de rainhas.

De acordo com João Cornélio Gomes os grupos carnavalescos podem participar com 100 à 150 elementos.

Interrogado sobre o espaço para instalação do palco central dos júris disse que desta vez não vai ser no bairro D’Ajuda, devido aos elevados custos que acarreta para a Comissão, explicando que a maioria dos grupos aloja nas escolas, pelo que vão procurar um espaço para minimizar despesas tendo em conta as dificuldades financeiras.

O director geral da Cultura apelou a participação massiva dos guineense nas festividades do carnaval.

Em 2016 o primeiro classificado em grupos, Netos de Bandim recebeu um prémio de  oito milhões de francos CFA, o segundo – seis milhões, o terceiro-quatro milhões, enquanto que na categoria de máscaras o primeiro lugar foi premiado com dois milhões de francos CFA.
ANG/LPG/ÂC/SG

Dans la même catégorie