MAP L’envoyé du Président du Conseil présidentiel libyen exprime les remerciements de son pays à SM le Roi pour le soutien constant à la cause libyenne et souligne l’importance du renforcement de l’UMA APS SENEGAL-ECONOMIE / Saer Niang dit pourquoi le Sénégal mise sur les achats publics durables APS SENEGAL-MONDE-CLIMAT / Changement climatique : plus de 70% des travailleurs exposés aux risques sanitaires (OIT) APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Mise en place d’un observatoire national de la démocratie participative APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / 10ème FRADD : le secrétaire exécutif de la CEA relève ‘’l’urgente” nécessité de se remettre sur la bonne voie pour atteindre les ODD – Agence de presse sénégalaise APS AFRIQUE-MONDE-DEVELOPPEMENT / Le 10 ème FRADD offre une nouvelle opportunité aux pays africains (officiel) ANP Ouverture du Forum sur les droits et inclusion numériques à Accra au Ghana Inforpress UCID considera que Governo deve “assumir em pleno” a questão dos voos inter-ilhas Inforpress Planalto Norte: Criadores com dificuldades em encontrar milho no mercado pedem apoio ao Governo na compra de ração Inforpress Língua Inglesa: Mais acesso a tecnologia contribuiu muito para melhoria do ensino e aprendizagem – professora

Desligamento do serviço de televisão analógica previsto para Abril/Maio – presidente


  11 Février      25        Politique (25356),

 

Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Broadcast (CVB) anunciou hoje que o desligamento dos serviços de televisão analógica nas ilhas está previsto para Abril, com excepção de Santo Antão que será em Maio.
“Neste momento, ainda não foi feito o desligamento total em nenhuma ilha, iniciamos o desligamento pela ilha de Santiago, no interior de Santiago, e em Abril será feita o desligamento total em todas as ilhas, excepto em Santo Antão que será feita em Maio, tendo em conta que o projecto sofreu alguns atrasos”, anunciou à imprensa Luís Ramos, no âmbito da assinatura de protocolo entre a Cabo Verde Broadcast e os Correios de Cabo Verde.
Este protocolo, segundo a mesma fonte, visa colocar no mercado 30 mil descodificadores de sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) com o objectivo de colmatar alguma deficiência já identificada no mercado nacional, que é a falta deste equipamento.
Outro objectivo, apontou, é balancear o preço deste equipamento, tendo em conta que neste momento o preço do ‘box’ varia de município para município.
“Com este protocolo pretendemos colocar em todos os balcões dos Correios de Cabo Verde, espalhados por todo o município do País, equipamentos a um preço único. De certa forma terão um preço acessível para facilitar a adesão da população a este processo de transição da televisão analógico para digital, que está neste momento em curso no País”, disse, informando que o preço está ainda a ser analisado, mas será inferior a 1.300 escudos.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, explicou que através deste protocolo os Correios vão ficar com a exclusividade concernente à distribuição de todos esses dispositivos, em todo o território nacional.
Ainda, através disso, sublinhou que os correios estarão a dar o seu contributo para aquilo que deve ser a “equidade” do ponto de vista de acesso dos serviços por parte dos cabo-verdianos.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que testemunhou o acto, informou que perante a “ineficiência” das empresas, que deveriam comprar e comercializar os ‘box’, a CVB decidiu fazer esta aquisição para que as famílias pudessem ter acesso em tempo a este equipamento antes do desligamento do sinal analógico.
“Se é verdade que este momento temos quase 100% de cobertura a nível nacional da TDT, não é verdade que as empresas comerciais tenham acompanhado as necessidades do mercado e dos cabo-verdianos de terem acesso ao ‘box’ a preços competitivos, a preço do mercado e a tempo do desligamento do sinal analógico, portanto é desta necessidade que nasce essa parceria”, justificou.
Dos 36 mil equipamentos encomendados pela CVB, informou que 30 mil serão comercializados através dos Correios de Cabo Verde e os restantes seis mil serão ofertados às famílias mais carenciada, através do Ministério da Educação e da Direcção-geral da Comunicação Social.
Abraão Vicente aproveitou para informar que a ilha mais difícil de instalação da TDT, Santo Antão, já tem a funcionar plenamente os cinco ‘spots’.
“Os nossos técnicos acabaram de terminar a instalação de todos os ‘spots’, tal como na ilha de São Nicolau que já tínhamos avançado no ano passado, portanto, estamos preparados para começarmos o calendário do desligamento nacional”, avançou.

Dans la même catégorie