APS TOUTES LES PERSONNES AYANT COMMIS DES ACTES DE VANDALISME SERONT TRADUITES EN JUSTICE (MINISTRE) AIP Vers une collaboration entre la FAO et l’UNESCO en vue de réaliser les ODD en Côte d’Ivoire (Communiqué) AMI Ouverture du congrès constitutif de l’Union des anciens ministres de Mauritanie AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Plus 33.000 soldats pour sécuriser les élections législatives (CEMGA) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021: La CEI Bouaflé déploie ses agents électoraux AIP Après la Côte d’Ivoire et le Ghana, la Guinée procède au lancement de la vaccination de masse contre la COVID-19 AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Le financement privé de la recherche publique au centre de la rentrée solennelle 2021 du CSRS AIP Côte d’Ivoire-AIP/Inter/ La Cour suprême rejette le recours de l’opposant ghanéen John Mahama AIP Côte d’Ivoire-AIP/International/ RSF dénonce une série d’atteintes à la liberté de la presse au Sénégal (Communiqué) AIP Côte d’Ivoire-AIP/ Législatives 2021 : Divo ne doit plus se transformer en champ de batailles à l’occasion des élections (Wanep-CI)

Desligamento do serviço de televisão analógica previsto para Abril/Maio – presidente


  11 Février      9        Politique (15659),

   

Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Cabo Verde Broadcast (CVB) anunciou hoje que o desligamento dos serviços de televisão analógica nas ilhas está previsto para Abril, com excepção de Santo Antão que será em Maio.
“Neste momento, ainda não foi feito o desligamento total em nenhuma ilha, iniciamos o desligamento pela ilha de Santiago, no interior de Santiago, e em Abril será feita o desligamento total em todas as ilhas, excepto em Santo Antão que será feita em Maio, tendo em conta que o projecto sofreu alguns atrasos”, anunciou à imprensa Luís Ramos, no âmbito da assinatura de protocolo entre a Cabo Verde Broadcast e os Correios de Cabo Verde.
Este protocolo, segundo a mesma fonte, visa colocar no mercado 30 mil descodificadores de sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT) com o objectivo de colmatar alguma deficiência já identificada no mercado nacional, que é a falta deste equipamento.
Outro objectivo, apontou, é balancear o preço deste equipamento, tendo em conta que neste momento o preço do ‘box’ varia de município para município.
“Com este protocolo pretendemos colocar em todos os balcões dos Correios de Cabo Verde, espalhados por todo o município do País, equipamentos a um preço único. De certa forma terão um preço acessível para facilitar a adesão da população a este processo de transição da televisão analógico para digital, que está neste momento em curso no País”, disse, informando que o preço está ainda a ser analisado, mas será inferior a 1.300 escudos.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração dos Correios de Cabo Verde, Isidoro Gomes, explicou que através deste protocolo os Correios vão ficar com a exclusividade concernente à distribuição de todos esses dispositivos, em todo o território nacional.
Ainda, através disso, sublinhou que os correios estarão a dar o seu contributo para aquilo que deve ser a “equidade” do ponto de vista de acesso dos serviços por parte dos cabo-verdianos.
O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, que testemunhou o acto, informou que perante a “ineficiência” das empresas, que deveriam comprar e comercializar os ‘box’, a CVB decidiu fazer esta aquisição para que as famílias pudessem ter acesso em tempo a este equipamento antes do desligamento do sinal analógico.
“Se é verdade que este momento temos quase 100% de cobertura a nível nacional da TDT, não é verdade que as empresas comerciais tenham acompanhado as necessidades do mercado e dos cabo-verdianos de terem acesso ao ‘box’ a preços competitivos, a preço do mercado e a tempo do desligamento do sinal analógico, portanto é desta necessidade que nasce essa parceria”, justificou.
Dos 36 mil equipamentos encomendados pela CVB, informou que 30 mil serão comercializados através dos Correios de Cabo Verde e os restantes seis mil serão ofertados às famílias mais carenciada, através do Ministério da Educação e da Direcção-geral da Comunicação Social.
Abraão Vicente aproveitou para informar que a ilha mais difícil de instalação da TDT, Santo Antão, já tem a funcionar plenamente os cinco ‘spots’.
“Os nossos técnicos acabaram de terminar a instalação de todos os ‘spots’, tal como na ilha de São Nicolau que já tínhamos avançado no ano passado, portanto, estamos preparados para começarmos o calendário do desligamento nacional”, avançou.

Dans la même catégorie